Sem TV para o Brasil, seleção estreia com vitória na Copa dos Campeões
Numa rara competição FIVB sem transmissão pela TV para o Brasil, a seleção brasileira feminina estreou na Copa dos Campeões, na madrugada desta terça-feira, em Tóquio, com vitória sobre a Rússia por 3 sets a 1 (25-17, 23-25, 25-23, 25-12). O torcedor brasileiro teve de se contentar em acompanhar ao vivo a partida apenas pelo canal da federação internacional no YouTube.
Tendo por base a equipe que jogou dois amistosos na semana passada contra os EUA, o Brasil entrou em quadra com Gabi Souza como líbero titular, Roberta no levantamento, Tandara pela saída de rede, Carol e Bia no meio e, pela entrada, Natália e Gabi – atacante que ainda não havia participado de nenhuma competição oficial pela seleção este ano.
Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook
Apesar da instabilidade no passe e na armação de jogadas, o Brasil conseguiu abrir boa margem no começo do primeiro set, muito por conta dos erros que a Rússia cometia – especialmente na defesa. O resultado da parcial refletiu, sobretudo, qual das equipes tem mais ritmo de jogo nesse momento da temporada.
Na segunda etapa, o Brasil deu a impressão de que ampliaria facilmente o placar na partida. Com Gabi mais acionada por Roberta, o time chegou a ter quatro pontos de frente, mas viu a vantagem ser pulverizada numa passagem em que Tandara estava pela entrada e Natália, na saída de rede. Nesse set, a ponta Tatiana Kosheleva e a oposta Nataliya Goncharova, ausentes no Grand Prix, fizeram a diferença.
Com foco no Campeonato Europeu, que será disputado no Azerbaijão e na Geórgia entre os dias 1º e 9 de outubro, o técnico russo Vladimir Kuzyutkin levou Kosheleva e Goncharova para o Japão. As duas principais atacantes da Rússia começaram o jogo no banco de reservas, mas entraram em quadra já no primeiro set e não saíram mais.
Juntas, as duas estrelas do time russo anotaram 31 pontos – 16 de Goncharova, 15 de Kosheleva – e levaram a equipe a acreditar que venceria o terceiro set. A Rússia abriu 23-19 na parcial, contudo, uma passagem de Monique no saque levou o Brasil à improvável virada na parcial.
Sem qualquer poder de reação, as russas foram presa fácil no quarto e último set: as brasileiras não deram chance e aproveitaram para marcar nada menos que seis aces só nessa parcial (no geral, placar de 11-3 para o Brasil nesse quesito).
Tandara anotou 28 pontos no total – quatro aces, quatro no bloqueio e 20 em cortadas (52% de aproveitamento) – e foi o destaque brasileiro no ataque. No block, Carol, com seis anotações, e Bia, com cinco, conduziram o time a uma goleada nesse fundamento, 18 a 8.
O Brasil volta à quadra na madrugada da quarta-feira, à 0h40, contra a China – este é o link da transmissão oficial da partida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.