MVP na Turquia, Natália encabeça a fila de brasileiros campeões pelo mundo
No balanço da temporada de clubes 2016/2017, o vôlei brasileiro contabilizou no cenário internacional o troféu erguido pelo Rexona-Sesc de campeão sul-americano em Uberlândia e as duas conquistas do Sada Cruzeiro – vencedor do torneio continental em Montes Claros e do Mundial de Betim.
No entanto, abrindo o leque de conquistas, é possível encontrar atletas brasileiros campeões principais ligas de voleibol mundo afora. Destaque para Natália, MVP das finais na Turquia, e Dante, maior pontuador da decisão na Grécia.
Curta o Saída de Rede no Facebook
Siga o @saidaderede no Twitter
Embora não tenha chegado ao Final Four da Liga dos Campeões e não tenha disputado o Mundial de Clubes, a temporada de Natália foi das mais vitoriosas. Jogando ao lado ao lado da craque sul-coreana Kim Yeon Koung na entrada de rede do Fenerbahçe, a brasileira conquistou os títulos da Copa da Turquia e da liga turca. No campeonato nacional, inclusive, a atacante a campeã olímpica em Londres 2012 foi eleita a melhor jogadora da série final contra o Galatasaray, quando marcou 49 pontos na soma no triplo 3-0 imposto por sua equipe no playoff (média de 5,44 pontos por set).
Outro campeão olímpico pelo Brasil que comemorou título na Turquia foi o ponteiro Lipe, que foi recentemente repatriado pelo Sesi. O autor do ponto que decidiu os Jogos do Rio 2016 não teve uma temporada fácil na Europa, já que não conseguiu se firmar no sexteto titular do Halkbank e seu time foi eliminado da Champions League ainda na fase de grupos, com apenas uma vitória em seis partidas. Contudo, no campeonato nacional, chegou à decisão e bateu o Arkas Spor, dos também brasileiros Maurício Borges e João Paulo Bravo, por 3 jogos a 1.
Ainda na Turquia, se a meio de rede Thaisa – que sofreu bastante com lesões nos últimos meses – pôde comemorar o título mundial em outubro, com o Eczacbasi VitrA, a oposta Joycinha, pelo Bursa Sehíd, de orçamento bem mais modesto do que o do trio de gigantes do vôlei local, conquistou a Challenge Cup, terceira competição interclubes mais importante da Europa. Na decisão contra o Olympiacos, da Grécia, a brasileira anotou 21 pontos na vitória em sets diretos de sua equipe. Na liga turca, a atacante terminou como maior pontuadora da competição em números absolutos (538 acertos) e a segunda na média de pontos por set (5,12), atrás apenas de Ting Zhu, do VakifBank, com 5,2.
Na Grécia, o ponteiro campeão olímpico Dante levantou o título do campeonato nacional pelo PAOK, numa final em melhor de cinco decidida em 3 jogos a 2 contra o Olympiacos. Na última partida, o medalhista de ouro em Atenas 2004, que completa 37 anos em setembro, foi o maior anotador em quadra, com 23 acertos e sua equipe por 3 a 1.
Seguindo a tradição suíça, o Volero Zürich conquistou mais uma vez o campeonato nacional, o que representou seu oitavo título no país. Mesmo lesionada, a levantadora Fabíola esteve presente à (previsível) festa no pódio depois do jogo final. A outra brasileira no elenco é a ponteira Mari Paraíba.
Quem também comemorou título na temporada foi a ponta Samara. Na Romênia, o Voley Alba Blaj obteve a segunda melhor campanha na fase classificatória e foi o primeiro colocado no hexagonal decisivo. Além disso, o time se sagrou campeão da copa local.
Se o troféu da liga francesa passou longe da galeria do Tours, que caiu nas quartas de final do nacional, o da Copa CEV compensou essa frustração. O segundo maior torneio europeu interclubes foi conquistado pela equipe do brasileiro Levi Alves Cabral, que venceu o Diatec Trentino na decisão – 3 sets a 1 e 15-13 no Golden Set. O ponteiro carioca, que já jogou no vôlei universitário norte-americano. marcou 17 pontos na final e frustrou o time do levantador Giannelli, do central Sebastian Sole e dos pontas Filippo Lanza e Tine Urnaut.
Na Bundesliga, a atacante de entrada de rede Louise Souza Ziegler também foi campeã. Na final do campeonato alemão, o Schweriner venceu o Stuttgart por 3 jogos a 0.
Na Península Ibérica, o Benfica, com o levantador Vinhedo e o ponteiro Rapha, conquistou a liga portuguesa, enquanto o Ca'n Ventura Palma, na Espanha, do ponta Guilherme Hage, bateu o Almería e ganhou o nacional.
Completando o giro, na Argentina, o ponteiro Piá foi campeão da liga nacional com o Personal Bolívar, vice-campeão sul-americano em fevereiro. Na decisão do campeonato argentina, sua equipe venceu a UPCN por 3 jogos a 2, com um 3-0 no jogo 5 – dez pontos anotados pelo brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.