Topo

Saída de Rede

Vitória em Bauru dá nova perspectiva para o Praia na Superliga

João Batista Junior

13/01/2017 06h00

Bauru sofreu para passar pelo bloqueio do Praia (fotos: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV)

Bauru sofreu para passar pelo bloqueio do Praia (fotos: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV)

Antes de subir a bola para Genter Vôlei Bauru e Dentil/Praia Clube, na noite da quinta-feira, só dois pontos distanciavam o time da casa, quinto colocado da Superliga feminina, e a equipe visitante, terceira. A ideia de um jogo parelho, no entanto, só vigorou na segunda parcial, quando as anfitriãs desperdiçaram duas oportunidades para fechar o set e, àquela altura, empatar o placar. No todo, as mineiras se impuseram sem muita contestação e venceram por 3 sets a 0 (25-21, 28-26, 25-14).

Pelo bom voleibol exibido no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, fica claro que o returno começou com novas e melhores perspectivas para as representantes de Uberlândia. Se é verdade que o time ainda vai ter de remar para alcançar o Rexona-Sesc e o Vôlei Nestlé, por outro lado, a volta da norte-americana Alix Klineman (ganhadora do troféu VivaVôlei) parece ter renovado o ânimo da equipe – que perfez uma campanha de três derrotas em 11 jogos no primeiro turno, o que resultou numa modesta quinta posição na tabela.

Recuperada de lesão, Klineman foi eleita a melhor em quadra

Recuperada de lesão, Klineman foi eleita a melhor em quadra

Curta o Saída de Rede no Facebook

Depois passar de seis semanas se recuperando de uma lesão no dedo, Klineman voltou ao Praia na rodada passada, diante do Renata Valinhos/Country. Na partida desta quinta-feira, sua presença trouxe perceptível melhora ao ataque mineiro: podendo variar entre ela e Daymi Ramirez como opção para o levantamento nas extremidades da rede, Claudinha, sempre que o passe chegava na mão, ainda podia usar a bola de meio, com Walewska ou Fabiana – principalmente, esta última.

Dessa forma, não só a norte-americana foi a principal anotadora praiana no ataque, com 11 pontos (13 no total), como também o time obteve boa vantagem nos percentuais desse quesito: enquanto o Bauru marcou 35 pontos em 114 cortadas (30,7% de aproveitamento), o Praia, para chegar a 36 anotações no fundamento, atacou 95 bolas – 37,9%.

Como Bernardinho se tornou uma referência

A necessidade do Genter Bauru de atacar mais para pontuar menos revela que o sistema defensivo adversário foi mais eficiente. Também nesse aspecto, as estatísticas da CBV refletem a presença positiva de Klineman em quadra, já que a ponteira foi a terceira maior defensora da partida, atrás apenas das duas líberos – Brenda Castillo, do Bauru, e Tássia, do Praia.

Outro fundamento que fustigou as atacantes anfitriãs foi o bloqueio do Dentil/Praia Clube. Com seis pontos da meio de rede Fabiana, as visitantes anotaram 15 pontos a 6 nesse quesito.

Renan deve ter começo difícil como técnico da seleção

SEQUÊNCIA COMPLICADA

Kwiek orienta as jogadoras do Bauru.

Kwiek orienta as jogadoras do Bauru. "O campeonato não acaba agora"

Num jogo em que tanto a levantadora titular, Juma, quanto a reserva, Lyara, tiveram problemas com as opções no ataque, o Genter Bauru cometeu 23 erros no total contra 18 das rivais. A oposta Bruna Honório, que marcou 24 pontos, segunda-feira, diante do Camponesa/Minas, começou como titular na quinta-feira e só anotou um ponto. Mari, que a substituiu e até teve alguns bons momentos nos dois primeiros sets, fez nove. Já a ponteira Thaisinha, maior pontuadora da equipe, com 12 acertos, muitas vezes esteve sobrecarregada no ataque, como se observou nos momentos decisivos do segundo set, e perdeu-se na marcação adversária.

Bárbara quer levar o Pinheiros à semifinal da Superliga

Além da boa partida do Praia, transpareceu a queda de rendimento das anfitriãs, que fica explícita na atual sequência de jogos. A equipe enfrentou, pela ordem, Terracap/BRB/Brasília, Vôlei Nestlé, Camponesa/Minas e Dentil/Praia Clube. Nessa série, apenas uma vitória foi para a conta, justamente contra as brasilienses, e agora já são três as derrotas consecutivas.

"Sabíamos que poderia acontecer (essa sequência de maus resultados). Então, com os pés no chão, temos que reagir da maneira correta, saber que o campeonato não acaba agora", frisou o técnico Marcos Kwiek.

Não só o campeonato, mas também a sequência de pedreiras ainda não acabou. Na próxima terça-feira, em Marília, o Genter Bauru enfrenta novamente o Praia – dessa vez, pelas quartas de final da Copa Brasil – e, na quinta-feira, encara o Rexona-Sesc no Rio.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede