Topo

Saída de Rede

Por que a Superliga ainda não empolgou na TV aberta?

Carolina Canossa

01/12/2016 06h00

Vôlei Nestlé (foto) e Fluminense fizeram o jogo de maior audiência até agora (Foto: Divulgação/CBV)

Vôlei Nestlé (foto) e Fluminense fizeram o jogo de maior audiência até agora (Foto: Divulgação/CBV)

Pódios, títulos e premiações individuais. O sucesso e as conquistas do vôlei brasileiro se refletiram na excelente venda de ingressos para a Olimpíada do Rio de Janeiro. Mesmo que os times da casa não estivessem em quadra, o ginásio do Maracanãzinho recebia bom público e as TVs que transmitiram as partidas da modalidade puderam comemorar ótimos índices de audiência. Segundo levantamento do instituto alemão GfK, somente os jogos da seleção brasileira masculina na TV nacional alcançaram um total de 45,7 milhões de pessoas diferentes.

Fazia todo o sentido continuar a apostar em produto deste potencial, certo? Foi nisso em que apostou a RedeTV! Depois de mostrar algumas partidas da última temporada da Superliga, a emissora paulista não só renovou o contrato como o ampliou: além dos sábados, o horário nobre de quinta-feira à noite foi reservado para partidas da competição. O time de transmissão conta com o narrador Marcelo do Ó e comentários de Ana Moser e William Carvalho, dois jogadores que escreveram uma respeitável história durante os anos em que atuaram.

Sobe e desce: veja os destaques positivos e negativos da Superliga

Ele ainda não ganhou nenhum jogo, mas é destaque da Superliga

Os primeiros resultados, porém, mostram que o público ainda não se animou com a ideia. Das dez partidas transmitidas até o momento, cinco às quintas e cinco aos sábados, nenhuma alcançou sequer a média de um ponto nas medições feitas pelo Ibope. Alguns duelos, inclusive, ficaram próximos do zero, o chamado "traço". Veja:

Audiencia RedeTV

Audiencia RedeTV 2
Qualidade há: dos 12 campeões olímpicos na Rio 2016, dez estão disputando a competição. Na competição feminina, há um menor número de estrelas, mas ainda assim nomes como Dani Lins, Gabi, Fabiana, Juciely, Léia, Mari, Tandara, Camila Brait, Carol, Alix Klineman, Daymi Ramirez e Brenda Castillo são fortes o suficiente para atrair um bom número de fãs.

Qual seria então a explicação para a audiência não ser maior? De acordo com Hélio Gastaldi, diretor da Unidade de Opinião Pública do Ibope Inteligência, a baixa audiência do vôlei pode estar ligada a diversos fatores, entre eles a promoção da exibição e a identificação do público do esporte com a emissora que transmite o evento.

"Hoje a audiência da TV aberta está pulverizada, seja pela concorrência com a TV por assinatura, como também outras mídias. Os sucessos de hoje são menos duradouros, o público é bombardeado com informações, o esporte concorre entre si, com várias modalidades, e também com o entretenimento", observou o executivo em entrevista ao Saída de Rede. "Uma situação bem distinta se pensarmos no início dos anos 1980, quando houve o boom do vôlei no Brasil. Havia pouca oferta na TV então, inclusive de modalidades esportivas, e os(as) jogadores(as) de vôlei preencheram um vazio deixado momentaneamente pelo futebol, surgindo com uma aura de vencedores, além da beleza e carisma", explicou.

Bernardinho recusa proposta da seleção do Irã

A ideia de que as opções de entretenimento são muito maiores hoje em dia também foi mencionada pela CBV: "Gostaríamos de observar que os resultados de audiência devem ser analisados sempre em um contexto, e cabe ressaltar que o voleibol segue sendo líder entre os esportes olímpicos no que tange às transmissões de TV, incluídas aí as realizadas pela RedeTV!".

Pequenas falhas, como o problema técnico que impediu a transmissão de alguns pontos do duelo entre Dentil/Praia Clube e Pinheiros, também estão incomodando os fãs da modalidade, assim como a qualidade da imagem, a falta de divulgação e o excesso de interatividade com os telespectadores durante os jogos. O narrador Marcelo do Ó também tem recebido críticas e as interrupções dos comentaristas em momentos inadequados também são outros pontos apontados pelos fãs em recente pesquisa feita pelo Saída de Rede no Facebook.

Equipe de transmissão da RedeTV! conta com Ana Moser, Marcelo do Ó e William Carvalho (Foto: Instagram)

Equipe de transmissão da RedeTV! conta com Ana Moser, Marcelo do Ó e William Carvalho (Foto: Instagram)

OTIMISMO

Procurada pelo SdR, a RedeTV! minimizou os números do Ibope, alegando que é natural esse período de baixa devido à falta de costume do público com os jogos entre clubes de vôlei. "Entendemos que os resultados da audiência virão com o tempo pela consolidação da faixa horária e conteúdo de qualidade", declarou a emissora, através de nota oficial.

A decisão de manter o investimento também será mantida: "Estamos satisfeitos com a parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e seguiremos apostando na transmissão de partidas do vôlei, acreditando tratar-se de um produto com altíssimo potencial. Segundo pesquisas, o voleibol é o segundo esporte de preferência nacional e foi a modalidade mais procurada pelos brasileiros na última Olimpíada. O canal destaca seu empenho para que o voleibol seja cada vez mais um show não apenas nas quadras, como também na televisão, e seguirá investindo nesta plataforma vencedora".

A CBV ainda acrescentou que está trabalhando com o parceiro para melhorar a qualidade do trabalho. "Vale ressaltar que a emissora duplicou a presença do vôlei em sua grade de programação, com dois horários fixos durante a semana. Temos constante diálogo com a RedeTV! para aperfeiçoamento das transmissões".

De fato, especialmente aos sábados, é possível observar uma tendência de crescimento nos números de audiência do vôlei. Além disso, a Superliga ainda tem o mérito de ter conseguido bater NBB (Novo Basquete Brasil), transmitido pela Band, nos confrontos diretos aos sábados: 0,5 x 0,3 em 12/11, 0,6 x 0,5 em 19/11 e 0,7 x 0,4 em 26/11.

E você, o que está achando das transmissões da Superliga na TV aberta?

Colaborou Sidrônio Henrique

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede