Topo

Saída de Rede

Zebra, tie break, sufoco... Rodada animada na Superliga feminina

Sidrônio Henrique

23/11/2016 00h27

Brasília passou pelo Osasco em sets diretos (foto: Felipe Costa/Ponto MKT Esportivo)

Zebra em Brasília em sets diretos, primeiro tie break da competição finalmente aconteceu, juvenis do Sesi dando sufoco nas favoritas do Praia Clube… Se alguém estava achando a Superliga feminina 2016/2017 morna, a quinta rodada foi, no mínimo, animada.

Brasília despacha Osasco
Na capital federal, o time da casa, o Brasília Vôlei, foi bem além das expectativas e não deu chance ao Vôlei Nestlé, um dos candidatos ao título e até então invicto. Vitória candanga por 3-0 (25-22, 25-20, 25-23), com destaque para a líbero Silvana, escolhida a melhor em quadra. A linha de passe do Brasília, que havia comprometido o rendimento da equipe na derrota por 0-3 para o Rio do Sul, esteve quase impecável nesta noite de terça-feira (22). Tanto que a levantadora Macris trabalhou bastante com as centrais. A meio de rede Vivian foi a maior pontuadora do jogo, com 18 no total, sendo 13 no ataque.

"Estamos começando a construir nossa história, mas não podemos parar por aqui. Não quero que nossa equipe se dê por satisfeita por conta desse feito. O Vôlei Nestlé não teve uma noite boa, mas nós tivemos", disse o técnico do Brasília, Anderson Rodrigues.

Rosamaria marcou 23 pontos na quinta rodada (foto: Clóvis Eduardo Cuco/Rio do Sul)

Minas neutraliza torcida do Rio do Sul
Lá em Rio do Sul (SC), o time local bem que tentou fazer valer o fator casa – na temporada passada, diante da sua torcida, só perdeu um jogo, no tie break, para o campeão Rexona. Porém, quem saiu vencedor foi o Camponesa/Minas, por 3-2 (25-19, 25-20, 19-25, 23-25, 15-8), na primeira vez que uma partida chegou ao quinto set na Superliga 2016/2017. O Minas ainda não pôde contar com a oposta americana Destinee Hooker, que chegou ao país na semana passada. Deslocada para a entrada de rede, Rosamaria Montibeller liderou o time mineiro e foi quem marcou mais vezes, somando 23 pontos, 18 de ataque. A central Mara, improvisada como oposta, marcou 16 pontos e ficou com o troféu Viva Vôlei.

Sesi quase apronta surpresa
Em Santo André (SP), esperava-se que o Dentil/Praia Clube atropelasse o time juvenil do Sesi, mas a vitória foi apertada por 3-1 (25-23, 22-25, 25-20, 25-22). Mesmo como visitante, a equipe de Uberlândia (MG), que conta com craques como as centrais Fabiana e Walewska, além da ponta americana Alix Klineman, deveria se impor sobre o jovem time paulista, que tem na oposta Lorenne seu destaque. A chave para o equilíbrio, além do esmorecimento do Praia Clube, foi o saque do Sesi. O time de São Paulo foi agressivo no serviço e deixou a responsabilidade para o favorito mineiro, que se complicou no passe, foi displicente no ataque e por pouco não teve que ir ao tie break. Alix, maior pontuadora com 22, ficou com o Viva Vôlei. Fabiana e Walewska marcaram 20 e 17 pontos, respectivamente. Pelo Sesi, Lorenne somou 17 pontos.

Os demais jogos da quinta rodada foram definidos em sets diretos. O Rexona foi a São Paulo e venceu o Pinheiros. Em casa, o Genter Vôlei Bauru passou pelo Fluminense. Em um duelo entre dois dos mais fracos da competição, o São Caetano foi anfitrião e superou o Renata Valinhos.

Confira aqui a classificação da Superliga feminina 2016/2017.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede