Sada Cruzeiro supera Zenit Kazan e deve enfrentar time argentino nas semis
Não era uma partida que oferecesse grande risco a nenhuma das duas equipes: o Sada Cruzeiro já entrou em quadra classificado para as semifinais do Mundial masculino de Clubes de Betim e o Zenit Kazan terá pela frente, como último compromisso da fase de grupos, o frágil Taichung Bank, de Taiwan. Mas, no jogo que reeditou a final do mundial passado, a vitória cruzeirense por 3 sets a 1 (25-20, 20-25, 26-24, 25-20), na noite desta quinta-feira, serviu para sacramentar a liderança do time no grupo A, o que vai ter evidente reflexo no confronto do mata-mata.
"Acho que foi um jogo importante, que nos colocou em primeiro lugar no grupo. Mas o mais importante é que serviu de preparação para a semifinal e a final", avaliou o técnico cruzeirense Marcelo Mendez.
Pela rodada desta quinta no grupo B (veja abaixo), o Diatec Trentino ficou muito próximo de terminar como líder da chave, o deve reservar ao Sada Cruzeiro um duelo contra uma equipe argentina nas semis – UPCN San Juan ou Bolivar.
Curta a página do Saída de Rede no Facebook
Além da "vantagem de pegar um cruzamento teoricamente mais fácil", o líbero Serginho observou que o jogo serviu como teste para a equipe.
"Foi uma vitória importante, principalmente porque o time nunca tinha enfrentado o Zenit jogando com (o levantador Alexander) Butko, que chegou ao time nessa temporada", disse o defensor, logo após a partida. Vale lembrar que Serginho, pelo Cruzeiro, já havia enfrentado o próprio Butko no Mundial de 2013, quando o russo atuava pelo Lokomotiv Novosibirsk.
O jogo
Com muitos erros principalmente no saque, quase não houve jogo no primeiro set. Para se ter ideia, dos 45 pontos da parcial, 25 foram obtidos em erros do adversário (14 erros cometidos pelo Kazan, 11 pelo Cruzeiro) e apenas 17 foram assinalados em ataques (nove do time brasileiro, oito do lado russo) – no total, a equipe mineira cometeu 36 erros e o Zenit, 38.
Quando houve voleibol, o Sada Cruzeiro demorou a engrenar. Após a vitória sem luta no primeiro set e uma derrota inquestionável no segundo, o time entrou de fato no jogo na terceira parcial. Leal – que cometeu nada menos que seis erros no ataque – acordou, assinalou 18 pontos e foi o maior anotador da partida.
O oposto Evandro, com 14 acertos, e o levantador William, bem na distribuição, também se destacaram.
"Fico feliz que o resultado veio, especialmente jogando daquela forma, agredindo o adversário. Isso é resultado de trabalho", afirmou o central Isac, que marcou oito pontos no confronto.
Do lado russo da rede, o Zenit Kazan dominou no bloqueio, com placar de 10 a 4 nesse quesito – três pontos para o central Volvich e também para o ponteiro Matt Anderson. O ponteiro León, com 17 pontos, foi o melhor jogador do time russo, obtendo 15 acertos no ataque – aproveitamento de 68%.
O contraponto foi ineficiência das cortadas de Anderson e do oposto Mikhaylov: o jogador da saída de rede pontuou apenas em 35% dos ataques que efetuou e o norte-americano, 36,8%.
Grupo B
O Diatec Trentino bateu o Bolivar num jogo de quatro sets. A vitória de 3 a 1 da equipe italiana teve parciais de 25-18, 23-25, 25-17, 25-19, e uma diferença de 6 a 1 em aces para os europeus. O oposto tcheco Jan Stokr fez 19 pontos e foi o principal anotador da partida.
Com esse resultado, o Trentino se classificou para as semifinais e só precisa de um set contra a UPCN San Juan, na sexta-feira, para garantir o primeiro lugar do grupo. Para não depender do resultado desse jogo para passar adiante, o Bolivar precisa de uma vitória de três pontos diante do Minas Tênis Clube.
Veja a programação da rodada de sexta-feira no Campeonato Mundial masculino de Clubes. SporTV e ESPN transmitem a competição:
15h – grupo B – Minas Tênis Clube x Bolivar
17h30 – grupo A – Zenit Kazan x Taichung Bank
20h – grupo B – UPCN x Diatec Trentino
Colaborou Carolina Canossa, que está em Betim a convite da FIVB
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.