Topo

Saída de Rede

Doente, astro polonês rescinde contrato com clube do Japão

Sidrônio Henrique

02/10/2016 15h00

Contrato com o JT Thunders faria de Kurek o mais bem pago da história do vôlei polonês (fotos: FIVB)

A suspeita se confirma e o astro polonês Bartosz Kurek, 28 anos, rescindiu mesmo o contrato com o clube japonês JT Thunders Hiroshima. Numa carta publicada pelo portal Dziennik Lodzki, um dos mais respeitados da Polônia, o oposto alega que está mentalmente cansado e precisa cuidar da saúde, principalmente após o desgaste da última temporada de clubes e da Rio 2016. Por um ano, o jogador receberia dos japoneses o equivalente a 500 mil euros, o que faria dele o atleta polonês mais bem pago da modalidade – na temporada anterior havia ganhado metade dessa cifra no Resovia Rzeszow.

"Depois da frustração com o resultado nas Olimpíadas, eu estava animado para encarar novos desafios na minha nova equipe (JT Thunders). Quando eu voltei aos treinos em setembro, a forma como meu organismo reagiu surpreendeu até a mim mesmo. O cansaço provocado por jogar temporadas seguidas resultou em um esgotamento mental. Estou em um momento da minha carreira em que a saúde é mais importante até do que o maior contrato que já assinei. Quero utilizar este período para me recuperar e então voltar a jogar", explicou Kurek. Ele confirmou a rescisão do contrato e disse ainda que o clube precisa de alguém que possa contribuir neste momento.

Curta o Saída de Rede no Facebook

Na quarta-feira da semana passada, dia 28, Jakub Michalak, empresário do oposto, afirmou que o atleta estava doente. O jogador havia desaparecido durante uma excursão de seu novo time pelo norte da Polônia, gerando diversas especulações. Foi aí que o agente de Kurek disse, numa entrevista à imprensa polonesa, que o atacante "perdeu peso e se sente fraco, e os médicos tentam descobrir o que há de errado com ele".

Sidão se machuca de novo e fica 5 meses afastado do vôlei

O sérvio Drazen Luburic seria o substituto de Kurek

O oposto é atualmente o principal jogador da seleção polonesa. Bartosz Kurek disputou duas Olimpíadas, Londres 2012 e Rio 2016, sem ter sentido o gosto de chegar às semifinais. Foi surpreendentemente cortado pelo técnico Stephane Antiga dias antes da abertura do Mundial 2014, torneio disputado na Polônia e no qual a equipe local sagrou-se campeã. Ironicamente, seu rosto estampava os cartazes que promoviam a competição espalhados pelo país. O único título global que tem pela seleção é o da esvaziada Liga Mundial 2012. Foi ainda campeão europeu em 2009.

Outro caso
Há dois anos, o ponta/oposto Matt Anderson, um dos grandes nomes da seleção dos Estados Unidos e da equipe russa Zenit Kazan, anunciou que precisava de um tempo na carreira para vencer uma depressão. Na época, o craque disse que a melhor forma de superar o momento difícil era se afastar das quadras e permanecer ao lado da família. "Tenho sete anos de vôlei profissional, passei pela Coreia do Sul, Itália e Rússia. Eu quase parei de ver minha família, que sempre foi muito importante para mim. Comecei a me sentir desconfortável com isso e constantemente sob estresse. Então, decidi fazer uma pausa e recuperar o amor pelo jogo", anunciou Anderson em outubro de 2014. Ele, que foi medalha de bronze na Rio 2016, voltou às quadras no início de 2015.

Substituto de Kurek
O site especializado em esportes Przeglad Sportowy diz que para substituir Kurek o JT Thunders teria assinado com o oposto sérvio Drazen Luburic, que deixou o italiano Piacenza para jogar esta temporada no Skra Belchatow. O clube, um dos principais da Polônia, não confirma a transação. Luburic, que completa 23 anos em novembro, foi campeão da Liga Mundial 2016 com a sua seleção, tendo a tarefa de substituir a estrela do time, Aleksandar Atanasijevic, que se recuperava de uma lesão na tíbia esquerda.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede