Topo

Saída de Rede

Sol forte e set mais curto na despedida de Serginho

João Batista Junior

04/09/2016 13h31

Os brasileiros enfrentam os portugueses sob sol forte em Brasília (foto: CBV)

Os brasileiros enfrentam os portugueses sob sol forte em Brasília (foto: CBV)

O piso enrugado do tablado e o encurtamento do quarto set mostram que o calor atrapalhou o jogo de despedida de Serginho da seleção. É claro que realizar um amistoso entre Brasil e Portugal no Mané Garrincha, em Brasília, foi uma boa ideia – prova disso é que o público presente ao estádio foi de cerca de 40 mil pessoas. Mas o horário bem poderia ter sido outro: jogar no Planalto Central às 10h da manhã foi o senão da festa.

Curta a página do Saída de Rede no Facebook

A seleção brasileira venceu a equipe portuguesa por 3 sets a 1, com parciais de 25-20, 20-25, 25-21, 15-9 (ou 15-8). O Brasil entrou em quadra com William, Evandro, Lipe, Mauricio Borges, Éder, Mauricio Souza e Serginho.

Diferentemente da partida de Curitiba, no sábado, Portugal endureceu o jogo, venceu um set, prorrogou um tanto o último compromisso de Serginho pela seleção brasileira.

O sol causticante,que levou jogadores a usarem óculos escuros e boné, fez as duas comissões técnicas concordarem que o quarto set poderia ir somente até 15 pontos. E uma licença poética fez com que a partida (a festa, na verdade) terminasse com um ace de Serginho: ele teve um ponto "anulado" pelo árbitro no primeiro set, mas ganhou a chance de sacar duas vezes para fechar a última parcial – o primeiro saque do líbero caiu na quadra brasileira e ele pôde repetir o fundamento.

A história do líbero camisa 10 da seleção brasileira merece todas as homenagens que já recebeu e as que receber daqui por diante. E que a boa iniciativa da CBV, de levar o voleibol para um estádio aberto, não se perca pelos percalços deste domingo: o bom público presente aos dois amistosos mostra que a ideia não deve ser abandonada, mas aperfeiçoada.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede