Topo

Saída de Rede

Mais de 60 mil ingressos vendidos para os amistosos em Curitiba e Brasília

Sidrônio Henrique

03/09/2016 06h00

Quadra sendo montada na manhã de sexta-feira na Arena da Baixada, em Curitiba (Foto: CBV)

O número de ingressos vendidos para o desafio Brasil vs. Portugal ultrapassava os 60 mil até o final da tarde de sexta-feira (2), somadas as duas partidas. Logo mais, às 16h deste sábado, a seleção brasileira de vôlei masculino encara os portugueses em Curitiba, na Arena da Baixada, estádio do Clube Atlético Paranaense. No domingo, às 10h, as equipes se enfrentam novamente, desta vez em Brasília, no estádio Mané Garrincha. Os dois confrontos serão transmitidos pelo SporTV. A TV Globo mostra a segunda partida. As informações são da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Para o jogo de daqui a pouco em Curitiba foram colocados 42 mil ingressos à venda, enquanto 72 mil foram ofertados para o de Brasília. Às 18h de sexta-feira, 32 mil entradas haviam sido vendidas na capital paranaense e 31 mil na capital federal. Após o primeiro duelo em Curitiba, as duas equipes seguem para Brasília num voo fretado pela CBV.

Curta o Saída de Rede no Facebook
Carrasco do Brasil em Pequim 2008 dá adeus ao vôlei

A seleção masculina de voleibol não joga em um estádio de futebol desde 1984, quando a geração de Renan, Bernard, William e Montanaro venceu os Estados Unidos por 3-0 no Morumbi, em São Paulo, diante de 65 mil espectadores. Porém, a partida mais marcante foi disputada em 1983, no Maracanã, no Rio de Janeiro, numa noite em que Brasil e a antiga União Soviética mediram forças debaixo de chuva para um público de 95 mil pessoas, recorde absoluto da modalidade. Os brasileiros venceram por 3-1. Inspirada nesse confronto do Maracanã, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) realizou a abertura do Mundial masculino 2014 no Estádio Nacional de Varsóvia, na Polônia, com os donos da casa derrotando a Sérvia por 3-0 em frente a uma audiência de 62 mil.

Serginho despede-se da seleção este final de semana (foto: FIVB)

Comemoração
Os dois jogos celebram o tricampeonato olímpico do Brasil e ainda marcam a despedida do líbero Serginho da seleção. Convocado pela primeira vez quando Bernardinho assumiu a equipe, em 2001, Serginho é bicampeão olímpico (2004 e 2016), mundial (2002 e 2006), da Copa do Mundo (2003 e 2007) e sete vezes campeão da Liga Mundial (2001, 2003-2007 e 2009), entre outros títulos. Devido a problemas físicos não participou do Mundial 2010, quando o Brasil conquistou o torneio pela terceira vez. Foi escolhido o melhor jogador da Liga Mundial 2009 e das Olimpíadas 2016, único líbero a conseguir tal feito.

A seleção masculina sagrou-se tricampeã olímpica no dia 21 de agosto, ao bater a Itália por 3-0, no Maracanãzinho, na final da Rio 2016. O Brasil havia conquistado ouro em Barcelona 1992 e em Atenas 2004. O país tem ainda três pratas no voleibol masculino: Los Angeles 1984, Pequim 2008 e Londres 2012.

Confira aqui as informações sobre a venda e os valores dos ingressos para o confronto Brasil vs. Portugal em Curitiba e em Brasília.

Jogadores portugueses na academia em Curitiba (foto: FPV)

As equipes
Todos os doze jogadores campeões olímpicos, o técnico Bernardinho e sua comissão técnica participarão dos dois amistosos comemorativos. A seleção brasileira chega à capital paranaense na manhã deste sábado.

O time de Portugal, treinado pelo brasileiro Chico dos Santos, chegou a Curitiba na manhã de quinta-feira (1) e tem treinado no Círculo Militar do Paraná. Na tarde desta sexta-feira, a equipe bateu bola na quadra montada na Arena da Baixada. O principal jogador da seleção portuguesa é o ponta e capitão Alex Ferreira, 24 anos, 2,02m, com passagem pelo Trentino e que atualmente defende o Verona, ambos da liga italiana. Outros destaques são o levantador Miguel Tavares, que jogou pelo clube italiano Piacenza nas duas últimas temporadas, e o líbero Ivo Casas. Portugal foi vice-campeão da segunda divisão da Liga Mundial 2016, perdendo a final em sets diretos para o Canadá.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede