Topo

Saída de Rede

Festa e vitória brasileira em Curitiba

João Batista Junior

03/09/2016 19h02

Amistoso entre Brasil e Portugal terminou com volta olímpica dos medalhistas de ouro (foto: CBV)

Amistoso entre Brasil e Portugal terminou com volta olímpica dos medalhistas de ouro (foto: CBV)

A seleção brasileira se reuniu para os amistosos contra Portugal com a sensação de que o cumprimento de seu duro dever no Rio, há duas semanas, pedia uma celebração. A seleção portuguesa, quando veio ao Brasil, sabia que terá daqui a duas semanas uma fase das eliminatórias para Campeonato Europeu do ano que vem e, por isso, o técnico brasileiro Chico dos Santos, que comanda a equipe, disse em entrevista ao SporTV, antes da partida deste sábado, que seu time ia encarar o jogo "como uma final". Prevaleceu a festa.

Sem tirar o sorriso do rosto e com volta olímpica no fim, os campeões olímpicos venceram os portugueses na Arena da Baixada, em Curitiba, por 3 sets a 0 (25-17, 25-13, 25-16). O Brasil entrou em quadra com cinco dos titulares da campanha no Rio: Bruno, Wallace, Lucão, Lipe e Serginho – o ponteiro Lucarelli foi substituído por Douglas Souza e o central Mauricio Souza, por Éder.

Curta a página do Saída de Rede no Facebook

Os cerca de 33,7 mil espectadores presentes ao estádio provavelmente não exigiam voleibol de nível competitivo e acabaram presenciando, dado o clima de festa, uma boa atuação da equipe verde e amarela.

Depois de um início com vários erros de saque de lado a lado, Bruno levantou a torcida com um inesperado ataque pelo meio. Douglas Souza, que jogou na noite de sexta-feira, em São Paulo, pelo Sesi, conseguiu uma longa sequência de saques na segunda parcial, na qual até obteve três aces consecutivos. E Lipe foi o nome do jogo.

Carrasco do Brasil em Pequim 2008 dá adeus ao vôlei

Sempre comunicativo e jogando em sua cidade natal, Lipe encarnou o espírito de festa da partida. No fim do segundo set, o ponteiro arriscou um saque "jornada nas estrelas" e, na última parcial, teve um ponto de bloqueio celebrado por seus companheiros com a coreografia do "Monster Block" – a mesma com que o público no Maracanãzinho saudava as anotações nesse fundamento. Homenagem justa a quem fechou a Olimpíada do Rio com um "Monster Block" sobre Zaytsev.

BRASÍLIA
Na manhã do domingo, brasileiros e portugueses se enfrentam novamente, desta vez, em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. Se o jogo no Paraná foi de festa, o da capital federal será também de despedida para o líbero Serginho. O amistoso começa às 10h e terá transmissão ao vivo pelo SporTV.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede