Topo

Saída de Rede

Serginho diz que está satisfeito com o voleibol da seleção

Sidrônio Henrique

13/07/2016 06h00

O líbero Serginho tem três medalhas olímpicas: uma de ouro e duas de prata (fotos: FIVB)

Único remanescente da equipe que foi ouro em Atenas 2004, perto de disputar sua quarta Olimpíada, o líbero Serginho afirma que está satisfeito com o jogo apresentado pela seleção brasileira até aqui. Logo mais, às 12h30 (horário de Brasília), o Brasil abre as finais da Liga Mundial, em Cracóvia, na Polônia, enfrentando a Itália, dos craques Ivan Zaytsev e Osmany Juantorena.

"A seleção brasileira chega muito bem para as finais da Liga Mundial. Gostei do que o grupo apresentou na fase classificatória, estou realmente satisfeito, e todos nós chegamos confiantes para essa reta final", disse ao Saída de Rede o mais experiente da equipe, que em outubro completará 41 anos. Serginho deve ser o segundo atleta mais velho do vôlei masculino na Rio 2016, atrás apenas do ponta russo Sergei Tetyukhin, que nasceu 22 dias antes.

Exclusivo: "Não é fácil lidar com o medo de perder", diz técnico da França

O líbero bicampeão mundial (2002 e 2006) e que além do ouro olímpico em 2004 também conquistou duas pratas (Pequim 2008 e Londres 2012) evita falar sobre a Olimpíada, mas vê as finais da Liga Mundial como uma prova de fogo. "Sabemos da dificuldade que vamos enfrentar, todos os times que estão aqui (em Cracóvia) são muito fortes e, justamente por isso, nosso foco está totalmente voltado para cá", comentou.

Sobre a expectativa em relação a Rio 2016, ele desconversa. "Ainda não penso muito sobre os Jogos Olímpicos. Claro que é algo que surge frequentemente nos nossos assuntos pela proximidade, mas se quisermos fazer bons jogos e conseguimos bom resultado aqui na Polônia, temos que estar concentrados nessas partidas. E é isso que estamos procurando fazer".

Finais da Liga Mundial
Além da Itália, o Brasil enfrenta os Estados Unidos nesta sexta-feira (15), às 15h30 (veja abaixo). Seis equipes disputam as finais, divididas em duas chaves de três. Na outra estão Polônia, França e Sérvia. Os dois primeiros de cada grupo avançam às semifinais, que serão disputadas no sábado. O título será decidido no domingo. O SporTV transmite todas as partidas.

Curta o Saída de Rede no Facebook

Dos seis finalistas, apenas a Sérvia não se classificou para as Olimpíadas. A seleção brasileira teve a melhor campanha da primeira fase, com oito vitórias em nove jogos (uma derrota por 1-3 para a Sérvia, em Belgrado), tendo vencido 25 sets e perdido apenas oito. Os dois adversários do grupo do Brasil em Cracóvia também estão na chave do time de Bernardinho na Rio 2016. Os brasileiros ainda não mediram forças com os italianos, mas já enfrentaram os americanos na edição deste ano e venceram por 3-1, no Rio de Janeiro.

Contundido, Murilo não disputa as finais da Liga Mundial

Murilo fora
O ponta Murilo Endres sentiu dores na panturrilha esquerda no início desta semana e está fora das finais da Liga Mundial. Ele permanece com o grupo na Polônia e está sendo submetido a sessões de fisioterapia. Com dores lombares, Lucarelli é dúvida para a estreia diante da Itália.

Como o técnico Bernardinho contava com 15 jogadores, a lesão de Murilo fechou o grupo dos 14 inscritos: os pontas Lucarelli, Lipe, Douglas e Maurício Borges, os centrais Lucão, Éder, Isac e Maurício Souza, os opostos Wallace e Evandro, os levantadores Bruno e William, além dos líberos Serginho e Tiago Brendle. Na Olimpíada o limite é de 12 atletas.

Confrontos na fase final em Cracóvia (horário de Brasília):
Dia 13
12h30 – Brasil vs. Itália
15h30 – Polônia vs. França
Dia 14
12h30 – EUA vs. Itália
15h30 – Polônia vs. Sérvia
Dia 15
12h30 – Sérvia vs. França
15h30 – Brasil vs. EUA
Dia 16
12h30 – Semifinal 1
15h30 – Semifinal 2
Dia 17
12h30 – Decisão do bronze
15h30 – Decisão do ouro

————-

Receba notícias de vôlei pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 94546-6166 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede