Topo

Saída de Rede

Maurício Souza lidera seleção e dá passo rumo ao Rio

João Batista Junior

03/07/2016 17h19

Toco! Foram cinco pontos de bloqueio de Mauricio Souza sobre N'gapeth (fotos: FIVB)

Toco! Foram cinco pontos de bloqueio de Mauricio Souza sobre N'gapeth (fotos: FIVB)

Na melhor partida da seleção na Liga Mundial, o Brasil venceu a França por 3 sets a 1, neste domingo, na casa do adversário, em Nancy, com parciais de 25-21, 26-24, 22-25, 25-21. O resultado garantiu aos brasileiros a melhor campanha da fase classificatória da competição, com oito vitórias e 23 pontos em nove jogos.

As duas equipes entraram em quadra com muitos reservas – o Brasil mais do que a França. Enquanto os Bleus pouparam o levantador Toniutti e o ponteiro Kevin Tillie e foram mudando bastante a equipe no decorrer do confronto – mas sempre com a presença de N'gapeth em quadra -, o técnico Bernardinho deixou Lucarelli, Serginho e Lucão no banco de reservas, e só nas inversões foi que acionou Wallace. O oposto, aliás, teve uma ótima atuação, com dez pontos assinalados no confronto e passagens destacadas no saque. Ele teria sido o nome do Brasil no jogo, não fosse o central Maurício Souza ter jogado uma partida digna de quem merece ficar na seleção olímpica.

Curta a página do Saída de Rede no Facebook

Sabe o "double-double" do basquete? É aquele termo que designa alguém que alcança dois dígitos em dois fundamentos – entre pontos, assistências e rebotes, normalmente. Mas quem imagina um jogador de vôlei com pelo menos dez pontos em ataques e blocks ou aces? Pois hoje Maurício Souza, numa atuação de gala, ficou a um bloqueio de um duplo-duplo.

O meio de rede do Brasil Kirin foi o maior pontuador do Brasil, com 19 anotações, sendo dez no ataque e nove em bloqueios. NOVE! N'gapeth – que não jogou mal, também chegou aos 19 pontos – vai ter pesadelo com Maurício Souza subindo para bloqueá-lo! Foram nada menos que cinco blocks do brasileiro sobre o astro francês. Foi, provavelmente, a melhor atuação individual de um jogador da seleção brasileira nesta Liga Mundial.

Se ele começou a competição sendo apenas mais um dos centrais que lutavam por uma vaga nas Olimpíadas, termina a primeira fase como o melhor meio de rede da equipe.

Acomodado, Brasil sofre para vencer Bélgica

Maurício Borges marcou 16 pontos contra a França

Maurício Borges (19) marcou 16 pontos contra a França

Outro Maurício que era candidato ao corte e virou o jogo foi o da entrada de rede. Lembre-se, Maurício Borges não foi convocado logo de cara: como estava disputando as finais da liga turca, ele foi para uma espécie de lista de espera, junto com o oposto Leandro Vissotto e o ponteiro Dante – e só ele foi, de fato, convocado para Saquarema.

Se é verdade que Maurício Borges caiu de rendimento no ataque no último set, também é verdade que marcou 16 pontos e foi o segundo anotador do Brasil no jogo – no total, ele teve 53,5% de aproveitamento nas cortadas.

Não só por este domingo, mas pelo conjunto da obra apresentada até aqui, é muito difícil que M. Borges não esteja, ao menos, entre os 12 da Rio 2016 e que M. Souza não esteja no time titular.

GRUPOS DAS FINAIS
Se o sábado definiu os classificados para a semana decisiva da Liga Mundial, o domingo serviu para apontar os dois grupos em Cracóvia.

País sede, a Polônia enfrenta o terceiro e o quarto colocados da fase inicial – respectivamente, Sérvia e França.

Na outra chave, o Brasil encara EUA e Itália, dois dos rivais que terá pela frente na fase de grupos no Rio.

As finais da competição serão disputadas entre os dias 13 e 17 deste mês.

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 94546-6166 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede