Topo

Saída de Rede

Vitória sobre a Bulgária aumenta as dúvidas de Bernardinho

Sidrônio Henrique

25/06/2016 16h17

Brasil's coach Bernardo Rezende

O técnico Bernardo Rezende ainda precisa fazer três cortes (fotos: FIVB)

Com o técnico Bernardinho ainda testando a equipe, a seleção masculina do Brasil passou fácil neste sábado (25) pela Bulgária em sets diretos (25-14, 25-21, 25-12), pela terceira rodada do segundo fim de semana da Liga Mundial. Se os búlgaros, que acumulam seis derrotas em seis jogos, estiveram longe de incomodar a seleção brasileira, o treinador deve ter aumentado suas dúvidas em relação aos cortes nas posições de ponta e central, com as boas atuações dos dois Maurício: Borges e Souza.

Enquanto o ponteiro Maurício Borges, um dos melhores na véspera contra o Irã, teve aproveitamento de 54,5% no ataque e foi bem em todos os fundamentos diante da Bulgária, seu xará Souza, meio de rede, colocou no chão as sete bolas que recebeu para atacar e se destacou no bloqueio e no saque.

Se considerarmos que Murilo e Lucarelli estão entre os 12 que irão à Olimpíada, fica cada vez mais acirrada a briga pelas outras duas vagas de ponteiro entre Borges, Douglas e ainda Lipe, que se recupera de um estiramento leve na panturrilha sofrido no final da derrota contra a Sérvia, mas que deve voltar a jogar na próxima semana. Ainda devem ser cortados um central e um líbero – é pouco provável que Bernardinho opte em levar dois dessa posição, mesmo que seja permitido. Nessa briga no meio de rede, com Lucão de titular, Maurício Souza disputa uma das duas vagas restantes com Éder e Isac.

A partida
Em relação ao dia anterior, quando bateu o Irã por 3-1, a seleção brasileira alterou os centrais, com Éder e Maurício Souza no lugar de Lucão e Isac, além da troca de líberos, com a volta de Serginho no lugar de Tiago Brendle. No rodízio dos pontas, Maurício Borges ganhou nova oportunidade. O outro ponteiro foi Lucarelli, certamente titular na Rio 2016. O time teve ainda o levantador Bruno e o oposto Wallace. Os reservas William e Evandro, levantador e oposto, respectivamente, entraram na inversão no segundo e no terceiro set. O ponta novato Douglas Souza entrou no terceiro set. Ainda que observadas as limitações da Bulgária, o saque, o bloqueio e a defesa do Brasil se apresentaram bem.

Brasil's Mauricio Borges Almeida Silva attacks Bulgarian block

Borges no ataque: ponta se destacou contra Irã e Bulgária

Destaques
Wallace foi o maior pontuador do jogo, marcou 15 vezes, sendo 12 no ataque, com 60% de aproveitamento. Em seguida veio Maurício Borges, com 14 pontos (12 de ataque). O central Maurício Souza fez 11 pontos. O maior pontuador da Bulgária foi o oposto Tsvetan Sokolov, com 12, que passou por uma cirurgia no ombro direito no ano passado e somente em março deste ano voltou a jogar.

Treinos em Paris
O Brasil segue amanhã para Paris, onde vai treinar na segunda e na terça-feira no clube Paris Volley. Na quarta-feira o time irá para a cidade de Nancy. Lá, a partir de sexta-feira até domingo, enfrentará a Polônia, a Bélgica e os donos da casa, no terceiro e último fim de semana da fase classificatória da Liga Mundial. As próximas partidas, sendo as duas primeiras às 10h e a última às 13h (horário de Brasília), serão transmitidas pelo SporTV. As finais do torneio serão realizadas em Cracóvia, Polônia, de 13 a 17 de julho, entre os anfitriões e os cinco melhores classificados. A competição de vôlei masculino da Rio 2016 começa no dia 7 de agosto.

————-

Receba notícias de vôlei pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede