Topo

Saída de Rede

Musa italiana decepciona no início do Pré-Olímpico

João Batista Junior

16/05/2016 19h18

MVP no Europeu de Clubes, Piccinini tem tido atuações abaixo da crítica no Pré-Olímpico (reprodução: Facebook)

MVP no Europeu de Clubes, Piccinini tem tido atuações abaixo da crítica no Pré-Olímpico (reprodução: Facebook)

A seleção italiana vai bem, mas Piccinini vai mal, no Pré-Olímpico Mundial feminino. Ninguém precisa ir muito longe para dizer o quanto desceu a gangorra do voleibol da ponteira. Não é preciso lembrar que ela foi uma das protagonistas no título mundial que a Itália conquistou, em 2002, nem que ela disputou todas as Olimpíadas de Sydney 2000 para cá. Basta lembrar que, um mês atrás, ela foi eleita a melhor jogadora da Champions League, na conquista do Pomì Casalmaggiore e comparar com as atuações que teve no último fim de semana.

Ausente do Pré-Olímpico Europeu, no começo do ano, Piccinini tem sido titular da Itália no qualificatório atual. Contudo, deve soar estranho que, depois de duas partidas, uma jogadora escalada no rodízio inicial só tenha participado de três dos oito sets que sua equipe jogou e que só haja disputado uma dessas parciais até o fim.

No 3-1 sobre a Coreia do Sul, ela marcou um ponto de bloqueio e um de ataque (em dez tentativas) e deu lugar a Alessia Gennari, no segundo set. Só voltou à ação no dia seguinte, contra a Tailândia, quando anotou dois pontos em oito cortadas efetuadas e deixou o jogo pouco depois da metade do primeiro set.

É bem verdade que o desgaste da temporada no clube deve estar cobrando um preço e serve como álibi. Só que é discrepante demais que a MVP do europeu de clubes seja a mesma jogadora que, no Japão, só pontua em uma de cada seis bolas que ataca.

Paola Egonu em ação contra a Tailândia (foto: FIVB)

Paola Egonu em ação contra a Tailândia (foto: FIVB)

Concorrência
Por outro lado, jogadoras que também atuam na ponta – e com idade ainda para jogar nos times de base -, como Paola Egonu, de 17 anos, e Miriam Sylla, de 21, aproveitaram bem as chances que tiveram.

Ponteira de origem, Egonu tem entrado em quadra como oposta no decorrer das partidas, sempre no lugar de Ortolani, e até foi a maior pontuadora contra as tailandesas. Sylla ocupou o lugar da substituta de Piccinini durante o quarto set da estreia e entrou no lugar da própria veterana no jogo de domingo – e saiu-se bem nas duas ocasiões.

Sylla entrou no lugar de Piccinini, no primeiro set contra a Tailândia, e não saiu mais do jogo (FIVB)

Sylla entrou no lugar de Piccinini, no primeiro set contra a Tailândia, e não saiu mais do jogo (FIVB)

Pensando no futuro do vôlei, é um alento para o torcedor italiano ter duas atacantes tão jovens e de tanto talento. Mas, pensando no ídolo que tem feito má figura em quadra, Francesca Piccinini vai conseguir reencontrar seu melhor voleibol, no ano que pode ser o de sua última Olimpíada?

Terceira rodada
Depois de uma segunda-feira de folga, o Pré-Olímpico Mundial retoma a programação na terça. Com transmissão pelo canal da FIVB no YouTube, veja quais são os jogos da rodada, pelo horário de Brasília:

22h – Peru x Cazaquistão (segunda-feira)
0h45 – Itália x Rep. Dominicana
3h30 – Holanda x Tailândia
7h05 – Japão x Coreia do Sul

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede