Topo

Saída de Rede

Fabi abraça projeto para desenvolver coordenação motora de jovens

Carolina Canossa

05/06/2019 06h00

Fabi deixou o vôlei há pouco mais de um ano (Foto: Divulgação)

Toda habilidade que a bicampeã olímpica Fabi mostrou ao longo de 20 anos como líbero profissional agora servirá para ajudar outras pessoas. Aposentada das quadras há pouco mais de um ano, a ex-atleta é a nova embaixadora do método VI-VA de ensino, desenvolvido por mais de três anos para combater o analfabetismo motor.

Mas o que seria analfabetismo motor? Trata-se da incapacidade ou dificuldade em executar movimentos de maneira coordenada, inclusive na prática de esportes. Depois de avaliar milhares de crianças em todo o Brasil ao lado de sua equipe, o doutor em Educação Física Luiz Rigolin criou o método em 2015, já que boa parte delas estavam com o desenvolvimento motor atrasado.

Leia mais:

Saída de Rede lança podcast sobre vôlei, o Voleicast

– Kwiek após surpreendentes vitórias das dominicanas: "Um passo de cada vez"

"Estou muito feliz em fazer parte do método VI-VA. O Luiz Rigolin é meu amigo e trabalhamos juntos em alguns times de vôlei. Quando fui convidada para apoiar o projeto, não tinha como não aceitar e me encantar por esse método, que visa não só o desenvolvimento da habilidade motora, mas também a conscientização dos pais em casa do que pode ser feito para ajudar nesse sentido", destacou Fabi, que em breve será mãe pela primeira vez.

Rigolin, por sua vez, destacou a capacidade da nova embaixadora de seu método. "Além do esplendoroso currículo no voleibol, existem mais dois atributos que a Fabi possui e que são poucos atletas que possuem: um vasto repertório motor e uma excelente coordenação. Em razão deste conjunto de características, a Fabi consegue realizar diferentes movimentos com extrema qualidade, fato que tem tudo a ver com o método VI-VA", destacou o profissional, que já aplica seu trabalho em diversas escolas de futebol pelo Brasil.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede