Topo

Saída de Rede

Jaque anuncia aposentadoria da seleção às vésperas do Mundial

Carolina Canossa

13/07/2018 11h21

Com a camisa do Brasil, Jaque não só conquistou o ouro em Pequim 2008 como também foi peça fundamental para o bicampeonato em Londres 2012 (Crédito: Divulgação/FIVB)

Uma das jogadoras mais experientes da seleção brasileira feminina de vôlei, a ponteira Jaqueline Carvalho anunciou na manhã desta sexta-feira (13) que não vai mais vestir a camisa do time nacional. Em mensagem postada no Instagram, a jogadora alegou que quer se dedicar "a novos projetos e a minha família".

"Quero acompanhar o meu pequeno – que está crescendo rápido – mais de pertinho. Foram 18 anos na seleção brasileira de muito amor e dedicação, que me renderam muitas histórias, alegrias e amizades que levarei para toda a vida. Agradeço a toda equipe e comissão técnica pelos anos de apoio, carinho e profissionalismo. E claro, a torcida brasileira e todos os meus fãs, que sempre me acompanharam! Agradeço a Deus por toda oportunidade e carinho que vcs tem por mim. Tudo que pude fazer eu fiz com muito amor!", comentou Jaque, de 34 anos.

A decisão é surpreendente porque acontece a apenas dois meses e meio do Campeonato Mundial do Japão, onde o Brasil buscará um título que ainda não possui. Na atual temporada de seleções, a jogadora havia até mesmo aceitado a sugestão do técnico José Roberto Guimarães para jogar como líbero, mas foi pouco aproveitada ao longo da Liga das Nações. Em entrevista ao Saída de Rede publicada em junho, a jogadora havia justamente falado que o filho era a grande motivação para seguir na seleção.

O opção de Jaque faz com que apenas uma atleta campeã olímpica em Pequim 2008 siga defendendo a seleção brasileira: a central Thaísa, que atualmente está com o time B do Brasil na disputa da Copa Pan-Americana para recuperar ritmo de jogo após sofrer com graves lesões nos últimos meses.

Com a camisa do Brasil, Jaque não só conquistou o ouro em Pequim 2008 como também foi peça fundamental para o bicampeonato em Londres 2012. Ela também acumula cinco títulos do Grand Prix, uma Copa dos Campeões e três medalhas em Mundiais (duas pratas em 2006 e 2010 e o bronze em 2014).

 

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede