Topo

Saída de Rede

Leal chega a acordo com Civitanova, mas Sada Cruzeiro não joga a toalha

Sidrônio Henrique

27/03/2018 16h00

Leal, 29 anos, 2,02m, é considerado um dos melhores jogadores do mundo (foto: FIVB)

O ponta Yoandy Leal está apalavrado com o Lube Civitanova, atual campeão italiano e vice-campeão mundial, mas não assinou com o clube, o que ainda dá esperança ao Sada Cruzeiro de manter seu principal atacante de bolas altas. Se você é torcedor da equipe mineira, tricampeã mundial e penta sul-americana e nacional, ou simplesmente gostaria de seguir vendo o cubano naturalizado brasileiro em ação na Superliga, saiba que a mudança de time não foi fechada.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

A informação foi confirmada ao Saída de Rede por uma fonte próxima ao jogador e ao clube mineiro. O namoro entre Leal e o Civitanova, noticiado pelo SdR no dia 11 de fevereiro, ganhou contornos mais sérios quando a equipe italiana aumentou sua proposta inicial. O ponteiro disse sim, mas pediu um tempo antes de assinar. Leal, disse a fonte, ainda avalia quatro ofertas, incluindo uma do próprio Sada.

Medioli (ao centro) é o presidente do Sada Cruzeiro (Renato Araújo/Divulgação/Sada Cruzeiro)

Palavra do presidente
O presidente do Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli, afirmou ao blog que Leal continuará no clube. Já a fonte ouvida pelo SdR garantiu que o atleta está mais para lá do que para cá, até porque gostaria de disputar a liga italiana. Mas lembrou que na temporada passada, quando Leal tinha mais um ano de contrato a cumprir, recebeu proposta de um clube da Itália (cujo nome não revela) disposto a pagar a multa pela quebra de contrato e assim levar o jogador, porém o Sada cobriu.

Ter chegado a um acordo significa muito, mas não é garantia alguma no mundo do esporte. No voleibol mesmo já vimos casos assim. Antes da temporada 2013/2014, o ponta cubano naturalizado italiano Osmany Juantorena, astro do Trentino nas quatro temporadas anteriores, tinha um pré-contrato com o time russo Zenit Kazan. Sem dar explicações, desistiu e foi jogar no Halkbank Ankara, da Turquia, o que deixou o técnico do Zenit, Vladimir Alekno, enfurecido. Atualmente, Juantorena defende o Civitanova.

Leal recebe um saque, ao lado do líbero Serginho (FIVB)

Histórico
Leal, 29 anos, 2,02m, jogou pela seleção cubana até 2010, quando foi vice-campeão mundial, perdendo a final para o Brasil. Deixou Cuba e veio morar em Belo Horizonte em 2011. No ano seguinte, cumpridos dois anos de afastamento das quadras desde o último jogo pela seleção, período imposto pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) por ter desertado, fez sua estreia pelo time mineiro no Mundial de Clubes disputado no Qatar – o Sada foi vice-campeão.

Desde 2012, seu contrato tem sido renovado a cada dois anos. Leal tornou-se um dos símbolos do vitorioso Sada Cruzeiro. Entre outros títulos, o ponteiro conquistou quatro vezes a Superliga, quatro sul-americanos e três mundiais.

Naturalizado brasileiro desde dezembro de 2015, viu a Federação Cubana demorar a liberá-lo para a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Como a data de transferência foi 30 de abril de 2017, só poderá jogar pela seleção do Brasil a partir de 30 de abril de 2019, cumprindo dois anos de prazo exigidos pela FIVB após a mudança de federação.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede