Topo

Saída de Rede

Em atuação discreta, Dentil/Praia conta com erros do Bauru para vencer

Carolina Canossa

09/03/2018 21h50

No Praia, Natasha substituiu a experiente Walewska, que não jogou devido a um inchaço no joelho direito (Foto: Neide Carlos/Vôlei Bauru)

Se pensarmos pragmaticamente, o Dentil/Praia Clube pode comemorar sua estreia nos playoffs da Superliga feminina de vôlei: vitória fora de casa por 3 sets a 1 (27-25, 21-25, 25-15 e 25-20) contra o Vôlei Bauru, um adversário perigoso que por pouco não derrubou a invencibilidade da equipe na competição no fim de janeiro em grande atuação de Tifanny Abreu. Agora, basta apenas outro resultado positivo em duas partidas em Uberlândia para assegurar um lugar entre os quatro melhores do torneio.

Quem viu o jogo, porém, sabe que o técnico Paulo Coco não deve ter saído satisfeito de quadra: ineficiente no ataque e com claras dificuldades na recepção do saque flutuante, o time mineiro só não se complicou no interior de São Paulo porque Bauru conseguiu ser ainda mais inconsistente. Foi um festival de pontos cedidos, que aliviou a vida do time liderado pela central Fabiana, a melhor em quadra.

Playoffs da Superliga feminina: quem avançará às semis?

Destaque do encontro anterior entre as equipes, Tifanny voltou a ser a maior pontuadora de Bauru (24 pontos), mas nem de longe esteve tão decisiva desta vez. Bem marcada pelo sistema defensivo adversário, foi muitas vezes vítima do bloqueio ou viu suas cortadas irem para fora, mostrando que, ao contrário do que muitos de seus críticos imaginavam, não estava "segurando o braço" para mostrar todo o seu potencial físico nos playoffs.

A curiosidade da partida fica por conta das viradas nas parciais: na primeira, Bauru chegou a ter uma boa vantagem antes de ser superado (16-11), mas deu o troco logo no set seguinte, quando esteve três pontos atrás (7-10). No terceiro, abriu 9 a 6 e obrigou Coco a pedir tempo. Fabiana então pôs duas bolas no chão, Ellen partiu para o saque e, quando as paulistas voltaram a colocar a cabeça no lugar, o placar já estava em 9-18. Na quarta etapa, o equilíbrio seguiu até a metade do tempo jogado, quando Fernanda Garay assumiu as rédeas da situação para garantir o importante triunfo.

"Foi uma vitória importante, especialmente pelas recuperações no primeiro e no quarto set. Tivemos um bom início de playoffs, mas nada está ganho ainda, pois uma equipe com Tifanny e Palacios é perigosa a qualquer momento. Pés no chão e seguir trabalhando, o importante é a consistência do sistema defensivo. Nosso sideout em alguns momentos trabalhou bem, em outros foi irregular, mas acredito que minimizamos o poderio de ataque delas. Foi uma partida muito difícil e a vitória foi importante nesse momento", avaliou Paulo Coco após a partida.

Praia e Bauru voltam a se enfrentar daqui a uma semana, no dia 16, às 19 horas no ginásio do Praia em Uberlândia. Nas outras partidas das quartas de final, o Sesc RJ bateu o Pinheiros por 3 a 2 (25-19, 21-25, 25-18, 22-25 e 20-18), enquanto o Camponesa/Minas fez 3 a 0 no Fluminense (25-19, 25-23 e 25-21). Já o Vôlei Nestlé superou o Hinode Barueri por 3 a 1 (25-23, 28-30, 28-26 e 25-17).  

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

 

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede