Topo

Saída de Rede

Eczacibasi atropela VakifBank e abre vantagem na Turquia

João Batista Junior

05/02/2018 06h00

Marco Aurélio Motta observa celebração de suas jogadoras na vitória sobre VakifBank (foto: divulgação/Eczacibasi VitrA)

Entrando na reta final da liga turca feminina de vôlei, o Eczacibasi VitrA deu um passo importante para chegar aos playoffs com a melhor campanha da competição. No domingo, a equipe dirigida pelo brasileiro Marco Aurélio Motta bateu o vice-líder VakifBank por 3 sets a 0 (25-21, 25-17, 25-20) e chegou a 17 vitórias contra 16 das rivais a quatro rodadas do fim da fase classificatória – a pontuação, por conta do sistema de bônus, aponta 51,7 para o VitrA contra 48,4 do Vakif.

Enquanto as principais atacantes do VakifBank tiveram pontuação discreta (a ponta Ting Zhu marcou oito pontos, a central Milena Rasic, seis, e a oposta Lonneke Slöetjes, cinco), o Eczacibasi contou com uma boa performance da sérvia Tijana Boskovic no ataque, com 13 pontos em 22 tentativas (59% de aproveitamento) e 15 anotações no total.

Foi o terceiro duelo entre as duas equipes na atual temporada, o terceiro definido em sets direitos: no jogo de ida pelo campeonato nacional, em novembro, vitória do Eczacibasi, ao passo que em dezembro, na decisão da Copa da Turquia, triunfo do VakifBank.

O terceiro posto do campeonato segue com o Fenerbahçe, que poupou Natália e também a oposta azeri Polina Rahimova  na vitória por 3-0 sobre o Ílbank (25-20, 25-14, 25-14).

Quem se lesionou na rodada foi Joycinha. A oposta brasileira do Çanakkale, 11º colocado, saiu da partida diante do Kameroglu Beylikduzu, décimo na tabela, no meio do terceiro set, com uma lesão na perna. Ela já havia anotado 24 pontos no jogo (46% de aproveitamento no ataque) e viu sua equipe perder por 3 sets a 2.

Na liga masculina, o Halkbank fez 3-0 contra o Kula e ampliou sua vantagem para seis pontos sobre o vice-líder, Ziraat Bankasi, que perdeu pelo mesmo placar para o Fenerbahçe.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Rússia
O técnico Vladimir Alekno tinha a intenção de poupar vários titulares do Zenit Kazan diante do Ural Ufa, no sábado, mas teve de mudar de ideia no meio do segundo set.

Alekno precisou mudar os planos contra o Ural Ufa (divulgação/Zenit Kazan)

O líder da liga russa masculina recebeu o sétimo colocado da competição, que vinha de três derrotas seguidas, e venceu o primeiro set com facilidade. Contudo, quando o Ural reagiu e abriu larga vantagem na segunda etapa, o ponta León e o oposto Mikhaylov tiveram de pegar no batente para garantir o triunfo do Zenit – 3 a 1, parciais de 25-15, 17-25, 25-20, 25-17.

O ponta norte-americano Matt Anderson, titular na partida, anotou 22 pontos, enquanto Mkhaylov marcou 15 e León, seis.

No jogo mais importante da parte de cima da tabela, o Fakel, terceiro colocado, chegou a ter 20-18 no placar do quarto set, mas perdeu em casa para o vice-líder, Belogorie Belgorod, por 3 a 2 (25-16, 23-25, 19-25, 26-24, 15-12). O resultado deixou os anfitriões da partida a sete pontos dos visitantes na classificação.

No feminino, o "match race" entre Dínamo Kazan e Dínamo Moscou teve mais uma jornada morna. As duas equipes venceram por 3-0 (respectivamente, o Sakhalin e o Proton Saratov) e, com isso, o sexteto de Kazan manteve os quatro pontos de vantagem sobre a equipe moscovita.

Itália
Entre os times dianteiros da liga italiana feminina, o Savino Del Bene Scandicci, da meio de rede Adenizia, teve um confronto direto com o Igor Gorgozola Novara pela segunda posição no campeonato, mas perdeu por 3 a 0 (25-19, 27-25, 25-19). A oposta oposta Paola Egonu terminou a partida com 20 acertos – seis dos quais de bloqueio (a central brasileira marcou três pontos nesse quesito). Com o resultado, a diferença entre as equipes, que perseguem o Imoco Volley Conegliano, subiu para quatro pontos.

Na outra ponta da classificação, o Foppapedretti Bergamo – décimo colocado – perdeu a chance de entrar no G8, por conta do revés sofrido para o oitavo, Il Bisonte Firenze, por 3-0 (29-27, 30-28, 26-24). Graças a esse resultado, a distância entre as duas equipes foi para cinco pontos.

Lanterna Filottrano frustrou Casalmaggiore (Filippo Rubin/LVF)

De quebra, o Firenze contou ainda com a surpreendente vitória do lanterna Filottrano sobre o Pomì Casalmaggiore por 3-1 para obter três pontos de folga sobre as campeãs europeias de 2016 – que amargam, nesta temporada, a nona posição.

Na liga masculina, o Sir Safety Conad Perugia segue absoluto na liderança, com 54 pontos. No domingo, a equipe venceu o Diatec Trentino por 3 a 0 fora de casa (25-23, 25-21, 25-19), com 18 pontos do sérvio Aleksandar Atanasijevic. O revés levou os anfitriões da quarta para a quinta posição. Civitanova permanece na segunda posição, seguido do Modena.

Polônia
Depois de perder, em sequência, para o Asseco Resovia Rzeszow pela PlusLiga, para o Trefl Gdansk nas semifinais da Copa da Polônia e para o Noliko Maaseik, da Bélgica, na Champions League, o Zaksa Kedzierzyn-Kozle reencontrou a vitória no sábado.

Zaksa ao ataque contra Olsztyn: fim da sequência ruim (Kacper Kirklewski)

Pela 19ª rodada da PlusLiga, o melhor time do país venceu o Indykpol AZS Olsztyn, fora de casa, por 3 sets a 0 (25-17, 25-22, 25-15), com 17 anotações do ponta belga Sam Deroo.

Como o vice-líder PGE Skra Belchatow precisou de cinco sets para vencer o Rzeszow, a vantagem do Zaksa sobre a concorrência chegou a dez pontos.

No campeonato das mulheres, o Chemik Police venceu o Muszyna por 3 a 1 e passou o fim de semana na liderança. Para retomar a ponta da competição, o LKS Lodz terá de superar nesta segunda-feira, fora de casa, o Enea PTPS Pila, quinto colocado do certame.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede