Topo

Saída de Rede

1ª pesquisa da Superliga masculina: Taubaté é tão favorito quanto o Sada

Carolina Canossa

24/10/2017 06h00

Além do favoritismo, Taubaté tem o jogador mais cobiçado da Superliga: Wallace (Foto: Daniel Zappe/MPIX/CBV)

Tricampeão mundial e finalista das sete últimas Superligas, com cinco títulos (quatro consecutivos): os números são mais que suficientes para colocar o Sada Cruzeiro entre os favoritos ao título da edição 2017/2018 da competição nacional, mas não fazem do time mineiro uma unanimidade. Na verdade, pesquisa realizada pela equipe do Saída de Rede com técnicos e capitães de todos os times da disputa mostra que, ao menos nos bastidores, o EMS Taubaté Funvic é tão bem visto quanto os comandados de Marcelo Mendez na luta pelo título.

A equipe paulista atingiu o mesmo percentual dos rivais quando a pergunta foi "qual equipe tem mais chances de se sagrar campeã?": 38,9%. Também pudera: ao invés de desanimar com o vice-campeonato da última temporada, Taubaté abriu ainda mais os cofres e, além de ter mantido o quarteto formado por Wallace, Lucarelli, Otávio e Rapha, contratou o sérvio Ivovic, o argentino Solé, o campeão olímpico Dante e o líbero Thales. Para comandar esse timaço, veio o técnico argentino Daniel Castellani.

Todos (de novo) contra o Sada Cruzeiro: nossa análise da Superliga masculina

Depoimento: "O dia em que pude participar de um treino da seleção brasileira masculina"

Da mesma forma que ocorreu com a Superliga feminina, a enquete feita pelo SdR encaminhou as perguntas aos clubes via assessoria de imprensa desde o dia 4 de outubro – a inspiração foi a pesquisa anualmente feita pela NBA com todos os general managers da liga de basquete americana. Assim como lá, nenhuma resposta foi individualizada.

Não bastasse a disputa coletiva, Sada e Taubaté também travaram um embate quando o assunto foi o jogador mais cobiçado. A vitória aqui foi de Wallace, oposto da equipe do Vale do Paraíba, mas os cubanos Yoandy Leal e Robertlandy Simón dividiram a segunda colocação – curiosamente, aliás, os três foram os únicos que tiveram os nomes citados neste aspecto.

Simón e Leal: a força cubana do Sada Cruzeiro (Foto: Divulgação/CBV)

O retrato da Superliga masculina também mostrou um enorme desejo dos participantes pelo vídeo check, recurso que permite a análise de marcações polêmicas da arbitragem através da filmagem das partidas. Tal aspecto sequer foi citado entre as pessoas consultadas no torneio feminino, refletindo como a velocidade maior imposta no jogo entre homens leva a prioridades diferentes. Destaque ainda para o grande número de possíveis revelações apontadas, categoria vencida pelo minastenista Felipe Roque, e os candidatos a zebra, onde nada menos que seis equipes foram apontadas. Confira a pesquisa abaixo:

Serginho não se ilude com bom começo do Corinthians: "Superliga é outra coisa"

1) Entre seus adversários, que equipe tem mais chances de se sagrar campeã da edição 2017/2018 da Superliga (mais de uma resposta foi permitida)?

EMS Taubaté Funvic – 38,9%
Sada Cruzeiro – 38,9 %
Sesi-SP – 11,1 %
Sesc RJ – 5,5 %
Vôlei Renata – 5,5%

2) Se você tivesse a oportunidade e os recursos para contratar qualquer atleta inscrito no torneio, quem seria?

Wallace (EMS Taubaté Funvic) – 33,3%
Leal  (Sada Cruzeiro) – 25%
Simón (Sada Cruzeiro) – 25%
"Meus atletas" / "Estou feliz com os jogadores que tenho" – 16,7%

3) Em quem você apostaria como a revelação desta edição do torneio?

Felipe Roque (Minas) – 27,8%
Alisson Bastos (Copel/Telecom/Maringá) – 18,1%
Leozinho (JF Vôlei) – 18,1%
Alan (Sesi) – 9%
Gabriel Bertolini (Sesi) – 9%
Davi (Minas) –  9%
Não sei – 9%

Canhoto Felipe Roque é apontado como a grande promessa do vôlei nacional (Foto: Reprodução/Instagram)

4) Fora das quadras, qual a principal mudança que a Superliga deve ter?

Vídeo check – 33,3%
Fim do ranking – 16,7%
Nenhuma – 16,7%
Mudança de formato (final em 3 jogos) – 8,3%
"Devia ser disputada em todo o país" – 8,3%
Maior espaço da mídia – 8,3%
Maior incentivo financeiro para os times – 8,3%

5) Na sua opinião, qual time é o mais subestimado, aquele que tem maior potencial para derrubar favoritos e ser a grande zebra do torneio?

Lebes/Canoas – 23,1%
Sesc RJ – 23,1%
Copel/Telecom/Maringá – 15,4%
Minas – 15,4%
Corinthians-Guarulhos – 7,7%
Nenhuma time está sendo subestimado – 7,7%
Vôlei Renata – 7,7%

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede