Topo

Saída de Rede

Tropeço de grandes seleções marca primeira fase do Europeu masculino

João Batista Junior

28/08/2017 18h11

Vencidos na estreia, os poloneses terão de passar pela Eslovênia para chegar às quartas (foto: Piotr Sumara/CEV)

Poloneses, italianos e franceses terão, daqui a dois dias, um compromisso que talvez não imaginassem que teriam antes do início do Campeonato Europeu masculino de Vôlei: sempre credenciadas a brigar por um lugar no pódio, as três seleções vão passar por jogo mata-mata para poderem avançar às quartas de final do torneio – fase que já reúne sérvios, russos, alemães e belgas.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

A Polônia, uma seleção historicamente inconstante, capaz de alternar grandes atuações, como na conquista do mundial de três anos atrás, com fiascos sucessivos, como nas eliminações precoces no Europeu 2015 e nas Olimpíadas do Rio 2016, se amparava mais no fator casa do que na qualidade de seu voleibol para vencer o grupo A. Assim, ficar atrás da Sérvia na classificação da chave não chegou a surpreender.

O time anfitrião agora vai encarar a Eslovênia e, se vencer, terá a Rússia pela frente. Vale lembrar que foram os eslovenos, atuais vice-campeões europeus, que eliminaram os poloneses no último campeonato continental e, por isso, o jogo deve ter gosto de revanche para a torcida local.

Do lado da Itália e da França, a situação é diferente.

Desfalcada, a Itália não passou pela Alemanha (Jaroslaw Prus/CEV)

A Itália, como esperado, sofre com a ausência de Ivan Zaytsev, que comprou a briga de seu patrocinador pessoal e travou queda de braço com a federação italiana, e de Osmany Juantorena, que tem folga da seleção este ano. A Azzurra perdeu para Alemanha – que tem tido uma péssima temporada, e sequer conseguiu vaga no mundial do ano que vem, mas conta no torneio com o oposto Gyorgy Grozer e o ponta Denys Kaliberda – e venceu Rep. Tcheca e Eslováquia, duas equipes inofensivas no cenário internacional.

O segundo lugar no grupo, se não era o desejado, pode ter colocado seleções pouco cotadas no caminho dos italianos: se passarem pela Turquia na quarta-feira, terão a Bélgica pela frente, na quinta, valendo vaga para as semifinais. O alerta para nesse possível confronto das quartas de final é que, apesar da tradição italiana, os belgas têm jogado um bom voleibol na temporada e podem ir longe no Europeu.

Os franceses, por sua vez, mostraram uma surpreendente dependência do ponta Earvin N'gapeth. Se a seleção passou bem pelas eliminatórias para o Mundial e pela fase classificatória da Liga sem contar com o atacante, no Campeonato Europeu a situação é outra.

Contundido, N'gapeth pouco entrou em quadra (Adrian Swako/CEV)

A França tem jogadores do naipe do levantador Benjamin Toniutti, do líbero Jenia Grebennikov, do central Kevin Le Roux, tem o jovem atacante Stephen Boyer, um atleta de saída de rede bastante promissor, é atual campeão europeu e da Liga Mundial, frequentou o pódio nos últimos anos e deve continuar assim neste ciclo olímpico. Porém, sem N'gapeth, perdeu para a Bélgica na estreia e viu a Holanda abrir 2 sets a 1 na segunda partida – ocasião em que o técnico Laurent Tillie acionou o craque, mesmo sem ter certeza de como ele se portaria em quadra, e ele resolveu a parada.

Com o segundo lugar no grupo, a França – a exemplo da Itália – se vê diante de um caminho teoricamente mais cômodo: encara a Rep. Tcheca e, se vencer, jogará contra a Alemanha nas quartas de final. A questão é saber se N'gapeth estará em boas condições físicas para ajudar os companheiros e, em última instância, se o time francês vai ter voleibol o bastante para seguir, mesmo sem seu principal jogador.

As partidas do primeiro mata-mata serão disputadas na quarta-feira, sendo as quartas de final na quinta, dia 1º de setembro. Os jogos semifinais serão no sábado e a decisão, no domingo. Veja como ficou a tabela da próxima fase:

Dia 30.8 (playoffs)
Bulgária vs. Finlândia (vencedor enfrenta a Sérvia nas 4as de final)
Itália vs. Turquia (vencedor enfrenta a Bélgica nas 4as de final)
França vs. Rep. Tcheca (vencedor enfrenta a Alemanha nas 4as de final)
Polônia vs. Eslovênia (vencedor enfrenta a Rússia nas 4as de final)

Para o Brasil, a competição tem transmissão pelos canais ESPN+ e ESPN Extra.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede