Topo

Saída de Rede

Rússia enrola e adia anúncio do sucessor de Marichev na seleção feminina

Sidrônio Henrique

08/12/2016 16h56

Yuri Marichev: falta de comando e pedidos atabalhoados de desafio em vídeo (fotos: FIVB)

A novela sobre a sucessão de Yuri Marichev e Vladimir Alekno nos cargos de técnico das seleções feminina e masculina da Rússia, respectivamente, tem nova data para chegar ao fim: 16 de dezembro. O anúncio foi feito esta tarde em Moscou pela Federação Russa de Vôlei. Anteriormente, a entidade havia dito que o novo técnico da seleção feminina seria conhecido nesta quinta-feira (8). Para a equipe masculina, a previsão era que o substituto de Alekno fosse anunciado na segunda quinzena de novembro.

Feminino
Três nomes estão cotados para a seleção feminina. A imprensa russa aponta como favorito Vadim Pankov, técnico do Zarechie Odintisovo, viúvo da ex-jogadora Marina Nikulina-Pankova, pai da levantadora Ekaterina Kosianenko, capitã da seleção, e do também levantador Pavel Pankov. Estão ainda no páreo Rishat Gilyazutdinov, técnico do Dinamo Kazan, e Vladimir Kuzyutkin, ex-técnico da seleção feminina, campeão mundial em 2010. Pankov se ofereceu para o cargo, a exemplo do que fez em 2009, quando foi preterido por Kuzyutkin. No comando da seleção B feminina da Rússia em 2015, Vadim Pankov levou o time ao quarto lugar no Montreux Volley Masters, ao quinto posto na primeira edição dos Jogos Europeus e ao ouro na Universíade.

Nataliya Goncharova of Russia

A oposta Nataliya Goncharova quer ideias novas na seleção

A oposta Nataliya Goncharova, uma das principais jogadoras russas, disse ao site rsport.ru, em meados de outubro, que a seleção talvez precise de um treinador estrangeiro, "alguém que traga novas ideias, novos métodos de treinamento". No entanto, a federação local foi categórica e afirmou que isso estava fora de questão. Apenas um estrangeiro já dirigiu a seleção russa feminina, o italiano Giovanni Caprara, marido da ex-levantadora russa Irina Kirillova. Caprara comandou a seleção no período 2005-2008. Apesar de ter conduzido o time ao título do Mundial 2006, foi criticado por ter conquistado apenas o bronze nos Europeus 2005 e 2007, além de ter sido eliminado nas quartas de final da Olimpíada de Pequim 2008.

Curta o Saída de Rede no Facebook

O último treinador da seleção russa feminina foi Yuri Marichev, que se notabilizou pela falta de comando e pelos pedidos atabalhoados de desafio em vídeo, além dos resultados ruins em competições globais como o Mundial, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, ainda que tenha conquistado o Europeu duas vezes, em 2013 e 2015.

Masculino
Apesar de um histórico que inclui o bronze em Pequim 2008 e o ouro em Londres 2012, Vladimir Alekno foi dispensado pela Federação Russa após o quarto lugar na Rio 2016. Na semifinal, no Maracanãzinho, a seleção treinada por Alekno foi atropelada pelo Brasil, na melhor partida da equipe de Bernardinho na competição, e na sequência perdeu a medalha de bronze de virada para os Estados Unidos, após estar vencendo por 2-0.

Não há nomes sendo cogitados para a sucessão, mas a exemplo do feminino, a federação local disse que o cargo não será ocupado por nenhum estrangeiro. Há dois meses a imprensa local destacava o técnico búlgaro Plamen Konstantinov, que atualmente dirige o clube russo Lokomotiv Novosibirsk, além da seleção do seu país. Porém, a federação enfatizou que um russo será o escolhido.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede