Topo

Saída de Rede

Time de Thaisa, Eczacibasi é bicampeão mundial

João Batista Junior

23/10/2016 12h18

O Eczacibasi montou um timaço e se tornou bicampeão mundial (fotos: FIVB)

O Eczacibasi montou um timaço e se tornou bicampeão mundial (fotos: FIVB)

Convidado para jogar o Mundial feminino de Clubes, o Eczacibasi VitrA se sagrou bicampeão. O clube turco montou uma verdadeira seleção para esta temporada e bateu o Pomì Casalmaggiore, da Itália, por 3 sets a 2 (25-19, 20-25, 25-19, 22-25, 15-11), na manhã deste domingo, em Manila, nas Filipinas. Diferentemente do duelo na primeira fase, quando as italianas perderam sem oferecer resistência, o Eczacibasi suou o uniforme para conquistar a vitória, e ainda teve de virar um placar de 10-8 no tie break.

Foi também o segundo título mundial da central brasileira Thaisa, uma das recém-contratadas pelo Eczacibasi. Campeã em 2012 com o Osasco, a jogadora de meio de rede assinalou dez pontos neste domingo, sendo cinco no ataque, três no bloqueio e dois no saque.

Curta a página do Saída de Rede no Facebook

O jogo
Sem uma ponteira definidora por excelência, o Casalmaggiore conseguiu equilibrar as ações graças à oposta Samanta Fabris, que obteve 22 pontos e à eficiência do bloqueio, que anotou 14 vezes no placar (cinco pontos para Jovana Stevanovic neste fundamento e quatro para Lauren Gibbemeyer).

Também merece destaque a atuação da ponteira titular Lucia Bosetti: ela foi para o banco depois de um primeiro set muito ruim e voltou à quadra na quarta parcial para infernizar a vida das adversárias pela entrada de rede e não sair mais. Contudo, acabou sobrecarregada pela levantadora Carli Lloyd na reta final do tie-break e, numa passagem em que Fabris estava no fundo de quadra, virou presa fácil para o sistema defensivo rival.

Sada Cruzeiro toma susto, mas está na final do Mundial masculino

Boskovic teve muita dificuldade quando atacou pela entrada de rede

Boskovic teve muita dificuldade quando atacou pela entrada de rede

O Eczacibasi teve dificuldade no passe e, com isso, a levantadora Maja Ognjenovic pouco utilizou as centrais – somadas, Thaísa e a Rachael Adams atacaram apenas 20 bolas em toda a partida. Esse problema se agravava nas passagens em que a oposta Boskovic atacava pela entrada de rede e a ponteira Larson, pela saída. Foi numa posição dessas no rodízio que uma sequência de Gibbemeyer no saque, no início do segundo set, deixou o placar em 7 a 0 para o Casalmaggiore.

A equipe turca, contudo, tinha um desafogo. Quando mais precisou, o Eczaciibasi VitrA teve Tatiana Kosheleva em jornada inspirada. Contratada há poucos meses e ainda em fase de entrosamento com Ognjenovic, a ponteira russa cresceu no decorrer da competição e fez, neste domingo, sua melhor partida no torneio. Com 23 pontos assinalados (quatro de saque, um de bloqueio, 18 de ataque, sendo um de cabeça), ela foi a maior pontuadora do jogo. A atacante teve aproveitamento de 58% nas cortadas e ainda marcou dois pontos cruciais no tie break: um ataque que raspou no bloqueio e só o video check viu e o ace que fechou o jogo.

Juciely foi destaque do Rexona contra Hisamitsu Kobe

Juciely foi destaque do Rexona contra Hisamitsu Kobe

Quinto lugar
Com uma vitória por 3 sets a 2 sobre o Hisamitsu Springs Kobe (20-25, 25-22, 25-15, 30-32, 15-7), o Rexona-Sesc terminou o Mundial na quinta colocação. Destaque para o bloqueio carioca, que obteve 21 pontos, sendo 16 com as centrais – nove de Juciey, sete de Gabi.

Mesmo com a tradição do voleibol brasileiro e com os títulos que a equipe já conquistou no cenário nacional e continental, não dá para falar em decepção, já que as cariocas jogaram perderam para as equipes que decidiram o título apenas no quinto set.

A medalha de bronze do torneio ficou com o VakifBank, da Turquia, que superou o Volero Zürich, na madrugada deste domingo, com o placar de 3 a 1 (25-14, 21-25, 25-22, 25-11).

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede