Topo

Saída de Rede

Sada Cruzeiro atropela Zenit Kazan e chega ao tricampeonato mundial

Sidrônio Henrique

23/10/2016 18h56

Leal decola: ponteiro cubano naturalizado brasileiro foi um dos destaques do torneio (fotos: FIVB)

O Sada Cruzeiro é tricampeão mundial. Jogando em casa a exemplo dos dois títulos anteriores, o time mineiro chegou a sua terceira conquista. São quatro finais em cinco anos. Assim como no ano passado, o adversário na decisão foi o clube russo Zenit Kazan, derrotado desta vez por 3-0 (25-21, 25-23, 25-15), com direito a massacre no terceiro set. Festa para os 6,5 mil torcedores que lotaram o ginásio Divino Braga, em Betim (MG). Nos três títulos, sempre o treinador argentino Marcelo Mendez no comando.

"Estou muito feliz. Fizemos 3-0 sobre o Zenit Kazan, que é o campeão da Europa, onde supostamente se joga o melhor voleibol do mundo", comentou Mendez, que está no clube desde 2009.

Curta a página do Saída de Rede no Facebook

Na melhor partida do Sada Cruzeiro no torneio, o oposto Evandro, maior pontuador na decisão, e o ponta cubano naturalizado brasileiro Leal foram os destaques ofensivos da equipe, com 14 e 13 pontos, respectivamente. O levantador William Arjona foi escolhido o melhor jogador do campeonato. O ponta Rodriguinho, que virou titular após uma contusão de Filipe na panturrilha durante a primeira rodada, deu segurança à linha de passe ao lado do líbero Serginho.

"No começo foi um susto, mas fui ganhando confiança e deu tudo certo. O Marcelo (Mendez), assim como todo o pessoal mais velho, me apoiou muito. O Filipe é um exemplo, sempre do meu lado", disse Rodriguinho.

Para o MVP William, mais forte do que o cansaço foi a gana de vencer. "Temos essa vontade de continuar vencendo, conquistando títulos para essa torcida maravilhosa, que sempre lota o ginásio, seja no frio ou no calor, em qualquer tempo".

A superioridade cruzeirense ficou evidente no placar e nos demais números, como foi o caso do ataque: 38 a 26, a favor do time brasileiro.

Time de Thaisa, Eczacibasi é bicampeão mundial

O técnico campeão olímpico Vladimir Alekno, que dirige o Zenit Kazan, tentou quase tudo. Para mudar o ritmo, trocou o levantador titular Butko pelo suplente Kobzar. Na tática de saque, optou pelo flutuante no primeiro set, sem sucesso. Depois pediu para o time forçar, mas o índice de erros na execução do serviço e a boa recepção do clube mineiro não permitiram que o Zenit fosse adiante.

Mais um título mundial para o técnico argentino Marcelo Mendez

Do trio de estrelas da equipe russa, o ponta cubano naturalizado polonês Wilfredo León foi quem mais se destacou, com 13 pontos, melhor desempenho da equipe, apesar de ter oscilado bastante na terceira parcial. O veterano oposto Maxim Mikhaylov marcou 10 pontos. Já o ponta/oposto americano Matt Anderson teve uma atuação sofrível, fazendo apenas cinco pontos.

Na preliminar, o italiano Trentino ficou com o bronze, depois de uma batalha de cinco sets diante do argentino Bolívar. É a sexta medalha do clube italiano, que agora tem quatro ouros e dois bronzes. O Bolívar repete seu melhor resultado, um quarto lugar, já obtido em 2010.

Seleção do campeonato:
Pontas – Leal (Sada Cruzeiro) e León (Zenit Kazan)
Oposto – Evandro (Sada Cruzeiro)
Centrais – Volvich (Zenit Kazan) e Crer (Bolívar)
Levantador – Giannelli (Trentino)
Líbero – Serginho (Sada Cruzeiro)
MVP – William (Sada Cruzeiro)

Colaborou Carolina Canossa, que está em Betim a convite da FIVB

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede