Topo

Saída de Rede

Sada Cruzeiro cumpre obrigação e está nas semifinais do Mundial

João Batista Junior

19/10/2016 21h31

Sada Cruzeiro, do líbero Serginho, é o primeiro semifinalista do mundial (fotos: FIVB)

Sada Cruzeiro, do líbero Serginho, é o primeiro semifinalista do mundial (fotos: FIVB)

O Sada Cruzeiro nem precisou forçar muito para chegar à segunda vitória no Campeonato Mundial masculino de Clubes. Com parciais de 25-18, 25-20, 25-15, a equipe mineira bateu o Tala'ea El Geish, do Egito, por 3 a 0. O ginásio sofreu um apagão na reta final do terceiro set, mas, restabelecida a energia, o time celeste fechou o jogo e, como esperado, classificou-se às semifinais do torneio.

Curta a página do Saída de Rede no Facebook

A única modificação em relação ao time da estreia foi a entrada do jovem ponteiro Rodriguinho, de 20 anos, no lugar de Filipe, poupado. O substituto obteve sete pontos, todos no ataque, com 55% de aproveitamento nesse quesito. O oposto Evandro, com três aces, duas anotações de bloqueio e oito de ataque, foi o maior pontuador do jogo, com 13 pontos.

Como as duas primeiras partidas serviram, na prática, como preparação para o duelo contra o Zenit e as finais da competição, chama a atenção o quanto o Cruzeiro tem forçado o saque. Na estreia o serviço dos mineiros rendeu 11 aces e, nesta quarta, oito pontos diretos. Com 19 anotações no serviço em dois jogos e seis sets, a média cruzeirense é de 3,1 aces por set – qualidade dos adversários à parte, é um número bem elevado.

Com a classificação matematicamente assegurada à próxima fase, o que vale para o Sada Cruzeiro, que enfrenta o Zenit Kazan na quinta-feira, é saber contra quem será o cruzamento nas semifinais.

Vencido pelo Trentino, Minas está eliminado

Vencido pelo Trentino, Minas está eliminado

Grupo B
Convidado para participar do torneio com o pretexto de sediar o evento junto o Sada Cruzeiro, o Minas Tênis Clube está eliminado da competição. Nesta quarta-feira, o time lutou, mas perdeu para o Diatec Trentino, da Itália, por 3 sets a 0 (25-23, 25-19, 25-23) e chegou a duas partidas e nenhum set conquistado.

Assim como contra o UPCN San Juan, na estreia, o maior pontuador minastenista nessa segunda rodada foi o oposto Yordan Bisset. Diante do Trentino, o cubano marcou 11 pontos e foi o único da equipe com mais do que seis anotações. O ponteiro esloveno Tine Urnaut, com 12 anotações, foi o pontuador máximo do confronto.

O Minas só volta à quadra na sexta-feira para enfrentar o Bolívar, da Argentina.

Já em relação às vagas nas semifinais, o Trentino e as equipes argentinas seguem numa briga ainda sem clara definição. O UPCN poderia ter dado um passo importante para se classificar, mas foi batido pelo Bolívar por 3 a 1 no início da rodada (33-31, 22-25, 30-28, 27-25) e se complicou: as três equipes têm uma vitória na conta, porém a UPCN já jogou duas vezes e só falta enfrentar a equipe italiana.

Com horário de Brasília, veja a programação da quinta-feira dos jogos do Mundial masculino de Clubes, que tem transmissão do SporTV e da ESPN:

15h – grupo A – Tala'ea El Geish x Taichung Bank
17h30 – grupo B – Bolivar x Diatec Trentino
20h – grupo A – Sada Cruzeiro x Zenit Kazan

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede