Topo

Saída de Rede

Rexona dá uma amostra da proposta "kamikaze" para vencer a Supercopa

Carolina Canossa

07/10/2016 21h21

Rexona faturou a Supercopa pela terceira vez (Fotos: Divulgação/CBV)

Rexona faturou a Supercopa pela terceira vez (Fotos: Divulgação/CBV)

Jogadora por jogadora, o Dentil/Praia Clube é melhor que o Rexona. Impulsionado pelos bons resultados na temporada passada, o time de Uberlândia aumentou os investimentos e formou um belo elenco de olho nos primeiros títulos nacionais de sua história. A esperança, porém, deu lugar a mais um vice diante da equipe do Rio de Janeiro.

Assim como já havia acontecido nas finais das últimas edições da Copa Brasil e da Superliga, o Praia não foi capaz de superar seu algoz na noite desta sexta-feira (7). Jogando diante de sua própria torcida, a equipe até reagiu depois de ser completamente dominada no primeiro set, mas a melhora não foi suficiente para evitar a derrota por 3 sets a 1, parciais de 25-12, 25-19, 25-27 e 25-20.

FIVB estuda limitar partidas a 90 minutos para agradar TV

Nordeste receberá a Supercopa masculina no fim do mês

Se não tinha a força individual do adversário, o técnico Bernardinho apostou no coletivo. A mão do treinador foi visível em diversos aspectos, como a incômoda variação no saque que infernizou a vida da linha de passe mineira, especialmente a da americana Alix Klineman. Sem o passe na mão, a levantadora Claudinha não conseguiu aproveitar todo o potencial ofensivo à sua disposição, ainda que a cubana Daymi Ramirez tenha tentado se impor na base da força, com relativo sucesso.

O bloqueio do Rexona também teve uma ótima atuação e foi fundamental para garantir o título quando o quarto set estava perigosamente equilibrado. Contratada para o lugar de Natália, a holandesa Anne Buijs mostrou uma boa variação de golpes antes de ter seu desempenho minado pelo saque do Praia. Destaque ainda para o rodízio de líbero proposto pelo técnico, com a jovem Vitória substituindo a consagrada Fabi nas ações de defesa.

Ramirez foi o destaque da equipe do Dentil

Ramirez foi o destaque da equipe do Dentil

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Ousada, a equipe carioca conseguiu se recuperar da surpreendente derrota na final do Estadual para o Fluminense e, de quebra, deu uma amostra da tática kamikaze que pretende usar no Mundial de clubes, quando novamente enfrentará adversários mais fortes. A reação do Praia ao longo do jogo mostra que essa não é uma estratégia infalível, mas é a melhor possível diante das circunstâncias. Será interessante ver até que ponto ela vai funcionar no Mundial.

Pelo lado do Praia, o recado é claro: será preciso melhorar o passe para subir mais um degrau no voleibol nacional. Mas o trabalho ainda está começando e há muito potencial disponível pela frente. Mesmo recém-chegada, a meio de rede Fabiana mostrou um entrosamento interessante com Claudinha e Ramirez parece pronta para brilhar de novo no ataque. O maior desafio, porém, continua sendo o mesmo dos últimos meses: superar o Rexona.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede