Topo

Saída de Rede

Procura-se Kurek desesperadamente

Sidrônio Henrique

24/09/2016 06h00

O atacante polonês Bartosz Kurek assinou contrato com o clube japonês JT Thunders (fotos: FIVB)

Era para ser a grande transferência da temporada, pelo menos para os poloneses. Ainda pode ser, quem sabe… O oposto Bartosz Kurek, 28 anos, 2,05m, havia assinado um contrato de um ano com o clube japonês JT Thunders Hiroshima e a mídia da Polônia estimava que o salário poderia superar os 500 mil euros pela temporada, o que o tornaria o jogador de voleibol mais bem pago do seu país em todos os tempos. Mas ele sumiu, deixou a equipe japonesa no meio de uma excursão pelo norte polonês, na qual foi apresentado como o grande reforço do time, e não embarcou para o Japão na data prevista. A imprensa da Polônia pergunta: onde está Kurek?

Dos diversos sites e blogs dedicados exclusivamente ao vôlei a portais de notícias em geral daquele país, como o respeitado Dziennik Lodzki, a dúvida sobre o futuro da principal estrela da seleção ganhou corpo. Segundo o DL, Bartosz Kurek não atendeu telefonemas ou respondeu mensagens via SMS ou WhatsApp. Chegaram a procurá-lo na casa de parentes, no sul do país, mas ele não foi encontrado.

Especulações
Houve também especulação de que ele estaria apenas descansando, mas o atleta tirou férias após a Rio 2016 e havia se comprometido a jogar todas as partidas amistosas que seu novo time fazia em seu país de origem, o que não ocorreu – sua presença em uma nova equipe estrangeira seria, em tese, garantia de ginásio cheio. Além disso, a temporada está apenas começando, o que torna estranha a hipótese de descanso. Sites de fofoca entraram em cena e publicaram que o motivo para Kurek voltar atrás é um possível namoro com a também jogadora de vôlei Anna Grejman, 23 anos, atleta da seleção polonesa – o boato surgiu a partir de uma foto publicada no Instagram dela há poucos dias, na qual os dois aparecem abraçados. Porém, casais de namorados jogando em países diferentes são comuns no esporte.

Quando partiu de Gdansk, onde fez os últimos amistosos, rumo a Hiroshima, a comissão técnica do JT Thunders não deu explicações sobre a situação do oposto. Esse é o mesmo clube pelo qual o brasileiro Leandro Vissotto jogou na temporada 2014-2015.

A imprensa polonesa aguarda algumas respostas: qual o paradeiro de Kurek? Desistiu ou apenas pediu um tempo? Se tiver rescindido o contrato, para onde vai?

O oposto ataca durante uma partida na Rio 2016

Histórico
Destaque desde os tempos de juvenil, quando ainda era ponteiro, Bartosz Kurek chegou à seleção adulta no final da década passada e passou a ser um dos grandes nomes do esporte na Polônia, apesar da sua irregularidade. Ele jogou nas importantes ligas russa e italiana, mas esteve longe de impressionar em ambas.

Na temporada passada virou oposto e voltou ao país natal. Era o principal reforço do Resovia Rzeszow, mas decepcionou tanto nas finais da liga polonesa, quando seu clube terminou em segundo lugar, quanto na Liga dos Campeões da Europa, competição em que o Resovia ficou em quarto, com Kurek abusando dos erros na semifinal e na disputa do bronze. Suas oscilações não o impediram de ser titular na seleção nem de atrair a atenção dos japoneses, que este ano também assinaram, mas por duas temporadas, com outro polonês: o ponta Michal Kubiak – vai jogar no Panasonic Panthers.

Pela seleção, Kurek disputou duas Olimpíadas, Londres 2012 e Rio 2016, sem ter sentido o gosto de chegar às semifinais. Foi surpreendentemente cortado pelo técnico Stephane Antiga dias antes da abertura do Mundial 2014, torneio disputado na Polônia e no qual a equipe local sagrou-se campeã. Ironicamente, seu rosto estampava os cartazes que promoviam a competição espalhados pelo país. O único título global que tem pela seleção é o da esvaziada Liga Mundial 2012. Foi ainda campeão europeu em 2009.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede