Topo

Saída de Rede

Se a Coreia tem Kim, o Brasil tem um conjunto

Carolina Canossa

13/08/2016 00h56

Exceção feita ao fim do terceiro set, Brasil fez sua melhor apresentação na Rio 2016 (Fotos: FIVB)

Exceção feita ao fim do terceiro set, Brasil fez sua melhor apresentação na Rio 2016 (Fotos: FIVB)

Quem só costuma acompanhar vôlei em época de Olimpíada, deve ter pensado: "Sério que a camisa 10 da Coreia é essa jogadoraça que tanto falam?". Então já me adianto: sim, caro leitor, a Kim Yeon-Koung é uma craque de bola. Juro. De verdade. O fato de ela ter ido parar no banco na metade do segundo set foi uma exceção em sua carreira e deve ser creditado ao brilhante trabalho de marcação montado pela comissão técnica da seleção brasileira feminina de vôlei na noite desta sexta-feira (12).

No 3 sets a 0 (25-17, 25-13 e 27-25) visto na sessão "balada" do Maracanãzinho, o único momento que Kim brilhou foi no começo do jogo, quando fez os quatro primeiros pontos sul-coreanos. Depois, sobrecarregada, ela começou a derrubar cada vez menos bolas no chão, a ponto de o técnico ter optado por poupá-la quando percebeu que a surra aplicada pelo Brasil já estava grande demais. Essa é a diferença entre os times: enquanto Zé Roberto tem um conjunto em mãos, a Coreia tem Kim e mais um apanhado de jogadoras não mais que comuns.

É bem verdade que os asiáticos estão evoluindo nesse aspecto: como mencionamos no post anterior ao jogo, a oposta Kim Hee-Jin e a central Yang Hyojin estavam indo razoavelmente bem nessa Olimpíada – tanto é que, após a saída de Kim, elas começaram a pontuar. Talvez se a variação de jogo fosse maior desde o início do jogo, as ações ficassem mais equilibradas. Mas isso não aconteceu e, com um bom saque e muito volume de jogo, a vitória veio com tranquilidade para as donas da casa.

Kim teve uma rara partida no banco de reservas

Kim teve uma rara partida no banco de reservas

Só não foi mais rápido porque Zé decidiu dar rodagem a quem estava no banco na metade final do terceiro set e as jogadoras que tiveram chance (Jaqueline, Gabi e Fabíola) não conseguiram manter o mesmo ritmo. Ainda assim, me pareceu mais uma questão pontual do que um problema propriamente dito, diferente dos erros de recepção de Natália e Fernanda Garay, que voltaram a acontecer e podem comprometer em um jogo decisivo.

Dada a qualidade do adversário, considero este o melhor jogo da seleção feminina até agora na Rio 2016. No domingo (14), a missão será contra a Rússia em busca da primeira colocação no grupo – curiosamente, porém, essa vitória pode nem ser tão desejável, visto que a forte China tem tropeçado e aparece com uma possibilidade razoável de ficar com a quarta posição na outra chave.

O que você achou do jogo? Deixe sua opinião nos comentários!

————-

Receba notícias de vôlei pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 94546-6166 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede