Topo

Saída de Rede

Diante de rival perigoso, seleção masculina mostra poder de reação

Carolina Canossa

10/08/2016 01h24

Brasil, do experiente Serginho, cresceu ao longo da partida (Fotos: Divulgação/FIVB)

Brasil, do experiente Serginho, cresceu ao longo da partida (Fotos: Divulgação/FIVB)

Equipe marcada por altos e baixos ao longo do último ciclo olímpico, o Canadá havia dado uma demonstração de força aos demais times do grupo A fazendo 3 a 0 sobre os Estados Unidos na estreia da Olimpíada. E, por alguns minutos, deu a sensação que poderia repetir o feito contra o Brasil ao vencer o primeiro set esta noite diante de um Maracanãzinho lotado. Mas ficou por isso mesmo: mostrando um grande poder de reação, a seleção comandada por Bernardinho fechou o jogo em 3 sets a 1, parciais de 24-26, 25-18, 25-22 e 25-17.

Se o nível técnico ainda não voltou ao que vimos durante a maior parte da Liga Mundial, a solução é ir no "fórceps" mesmo. Vacilante nas extremidades, o ataque brasileiro se beneficiou da inspiração dos centrais Lucão e Éder nos momentos de sufoco – foi só na metade final que os ponteiros Lucarelli, perseguido na recepção, e Maurício Borges passaram a se sentir mais à vontade em quadra. Wallace, por sua vez, teve uma noite para esquecer, com apenas 15% de aproveitamento em suas cortadas.

Conheça a seleção de vôlei masculino do Canadá

Com fome de ouro, seleção feminina atropela Argentina

A variação no saque demonstrada no Maracanãzinho também foi um dos aspectos positivos da seleção: entre pancadas e flutuantes, foram 17 pontos cedidos desta forma, mas o estrago foi bem maior com sete aces e a confiança dos canadenses se abalando pouco a pouco, já que o bloqueio passou a chegar mais, assim como a defesa. No fim, o levantador Sanders não conseguia mais usar seu principal atacante, Gavin Schmitt, que foi para o banco.

Bloqueio foi um dos aspectos positivos da seleção

Bloqueio foi um dos aspectos positivos da seleção

O quarto set, aliás, foi o melhor do Brasil nestas duas rodadas no Rio de Janeiro. Jogando atrás, o Canadá voltou a ser aquela equipe vacilante de todo o ciclo olímpico e se desmontou. Com a vitória encaminhada, os brasileiros cresceram em confiança e garantiram mais três pontos, além dos 100% de aproveitamento.

O embalo adquirido no quarto set será importante para enfrentar a desesperada seleção americana na próxima rodada – além do Canadá, os Estados Unidos foram derrotados pela Itália e vão para o "tudo ou nada" na quinta (11). A expectativa é que o público possa acompanhar outro grande duelo, onde o Brasil terá a chance de matar um de seus principais rivais ao ouro.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

————-

Receba notícias de vôlei pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 94546-6166 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede