Topo

Saída de Rede

Em jogo quente e equilibrado, Brasil volta a derrotar Argentina

João Batista Junior

04/06/2016 16h57

A vitória nos amistosos rendeu ao Brasil o troféu da Copa Personal (foto: Lucas Alascio/FeVA)

A vitória nos amistosos rendeu ao Brasil o troféu da Copa Personal (foto: Lucas Alascio/FeVA)

A seleção brasileira foi fustigada pela Argentina, mas venceu o segundo amistoso entre duas equipes. O Brasil ganhou a partida deste sábado, em Salta (Argentina), por 3 sets a 1 – parciais de 28-26, 24-26, 25-17, 25-23. O resultado manteve invicto na temporada o time verde-amarelo e valeu à seleção o título da Copa Personal.

Curta o Saída de Rede no Facebook

Diferentemente da partida de quinta-feira, o segundo confronto esteve mais à feição da rivalidade esportiva entre os dois países. Não bastassem os numerosos protestos contra marcações da arbitragem (o vídeo check teria trabalhado um bocado, se o recurso estivesse disponível), chegou a haver uma discussão exasperada entre os técnicos Bernardinho e Julio Velasco, na reta final do primeiro set – desentendimento devidamente contornado no intervalo para o set seguinte. Foi nesse clima que o Brasil venceu um jogo de três parciais apertadas.

Dificuldade
Com o líbero Tiago Brendle e o ponteiro Lipe atuando, respectivamente, no lugar de Serginho e Murilo, o time deste sábado encontrou mais dificuldade na recepção e na defesa. Só no terceiro set, quando o passe argentino quebrou e o bloqueio passou a amortecer mais bolas, foi que o sistema defensivo brasileiro se sobrepôs.

Dos titulares da seleção na primeira partida, apenas Lucarelli foi escalado de início, no segundo jogo. Muito marcado, o ponteiro oscilou durante a partida, teve dificuldade no passe e na virada de bola. Cresceu, no entanto, no quarto set: quando a Argentina parecia que levaria o jogo para o tie break, ele se mostrou mais efetivo no ataque.

Também titular no jogo 1, Maurício Souza entrou no decorrer do primeiro set no lugar de Éder – aparentemente, com uma lesão na mão – e não saiu mais. Dos centrais da seleção brasileira, é o que vem jogando melhor, nesse início de preparação.

Estilos
C
omo fez nos últimos anos no Sada Cruzeiro, quando tinha Wallace e Leal, William começou a partida dando preferência às bolas de ponta, mesmo quando tinha o passe na mão. O levantador abastecia mais os ataques de Evandro e Lucarelli, mas, no decorrer do duelo, notou a necessidade de pôr Lipe em ação e de chamar mais combinações pelo meio na virada de bola – principalmente, quando Maurício Souza estava na rede. Coube a William fechar a partida num bloqueio – fundamento em que pontuou mais de uma vez.

França e Irã festejam vaga nas Olimpíadas

Bruno e Wallace entravam nas inversões e só foram bem, mesmo, no quarto set, quando ajudaram o time reverter uma desvantagem de 18 a 13 no marcador. Em dado momento da primeira parcial, Bruno chegou a acionar Sidão pelo meio em dois ataques consecutivos e se deu mal na aposta: no primeiro lance, o central sofreu o ponto de bloqueio e, no segundo, precisou da cobertura para evitar o ponto direto.

E você? Gostou do que viu?

Esse foi o jogo mais duro da seleção brasileira nesse começo de temporada – ginásio lotado, adversário jogando em bom nível, titulares no banco de reservas. Você acha que a seleção foi testada e, de fato, aprovada? Que atuação você preferiu: a de William, neste sábado, ou a de Bruno, na quinta? Maurício Souza tem chance de jogar as Olimpíadas? E Sidão? Lipe compensou no ataque a ausência de Murilo no passe? Fique à vontade para comentar.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede