Topo

Saída de Rede

Alô, Brasil! Campeã mundial, Polônia confirma vaga para a Rio 2016

Carolina Canossa

02/06/2016 10h46

Poloneses ficaram apenas em quinto lugar na última Olimpíada (Foto: Divulgação/FIVB)

Poloneses ficaram apenas em quinto lugar na última Olimpíada (Foto: Divulgação/FIVB)

Vencedores do Mundial 2014 com um 3 a 1 sobre o Brasil na final, a Polônia garantiu o direito de tentar repetir o título na Olimpíada do Rio de Janeiro. Favorita à conquista de uma das quatro vagas distribuídas no Pré-Olímpico Mundial do Japão, a equipe do Leste Europeu assegurou a vaga nesta madrugada, ainda na quinta das sete rodadas do qualificatório. Vale lembrar que os poloneses já possuem um ouro olímpico em sua história, em Montreal 1976.

França precisa de 17 match points contra a Austrália. Veja!

França e Irã também terminaram a jornada precisando de muito pouco para fecharem a mala a virem para a Rio 2016. China, Canadá e Austrália seguem na luta.

Veja como foi a rodada desta quinta-feira (2):

Polônia no Rio
Quis o destino – que é o outro nome para a matemática – que a classificação polonesa, depois de lutas renhidas contra canadenses, franceses e chineses, fosse sacramentada numa tranquila partida contra a lanterna Venezuela. A Polônia precisava de uma vitória por qualquer placar e venceu pela via mais rápida, por 3 sets a 0, com parciais de 25-21, 25-17, 25-18.

A honra de ser o principal pontuador no duelo que valeu aos poloneses um lugar na vila olímpica coube ao capitão. O ponteiro Michal Kubiak assinalou 13 pontos, mesmo sendo o passador mais acionado pelo saque venezuelano, com aproveitamento de 63% no ataque.

Para quem teve a frustração de perder uma das duas vagas da Copa do Mundo 2015 com uma derrota na última rodada do torneio e só se classificou ao Pré-Olímpico Mundial num tie break contra a Alemanha em Berlim, no qualificatório europeu (janeiro), a missão de carimbar o passaporte olímpico veio com antecedência de duas rodadas. Será a nona participação – quarta consecutiva – da Polônia no torneio masculino olímpico de vôlei.

N'gapeth mais uma vez foi o destaque da partida

N'gapeth mais uma vez foi o destaque da partida

França fácil, fácil
Se em condições normais a França já deveria vencer o Canadá com certa facilidade, imagine enfrentando um time reserva? Com dois jogos duros no fim de semana, contra Japão e China, os canadenses preferiram descansar os titulares e foram previsivelmente batidos por 3 sets a 0 (25-17 25-17, 25-16).

Os franceses, ao contrário, sequer fizeram uma substituição durante a partida: escalaram seus jogadores principais e foram com eles até fim. Investiram num jogo que, se não lhes classificava para as Olimpíadas já no apito final, ao menos lhes dava certeza de que só uma combinação catastrófica de resultados poderia impedi-los de jogar na Rio 2016.

N'gapeth, com 15 anotações, foi o maior pontuador do jogo, seguido do oposto Rouzier, com 14.

Falta pouco para o Irã
A vitória por 3 sets a 2 sobre a China (26-24, 22-25, 25-19, 17-25, 18-16) deixou a seleção do Irã muito perto de se classificar pela primeira vez aos Jogos Olímpicos. Ao time que vai enfrentar Polônia e Venezuela no fim de semana – duas seleções, por razões opostas, já desinteressadas do Pré-Olímpico –, uma vitória basta.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Mesmo com a derrota, a China também só depende de seus próprios resultados para chegar ao Rio. Se vencerem australianos e canadenses, adversários diretos na luta pela vaga, os chineses também vêm ao Maracanãzinho, em agosto.

Iranianos celebraram vitória com dancinha

Iranianos celebraram vitória com dancinha

Substituto de Amir Ghafour, lesionado, o oposto Shahram Mahmoudi foi o principal pontuador da partida, com 25 anotações. O central Seyed Mousavi, com seis acertos no bloqueio, foi o maior pontuador nesse fundamento. Pela China, os ponteiros Weijun Zhong e Chen Zhang assinalaram 20 pontos.

Austrália ainda sonha
Enfrentando os donos da casa, os australianos garantiram a continuidade na disputa por um lugar no Rio ao fazerem 3 a 0 (25-23, 25-19 e 29-27) sobre o Japão, que não consegue embalar nem mesmo com o apoio de sua fanática torcida. Thomas Edgar – sempre ele -, foi o maior pontuador da partida, com 23 acertos, mais que o dobro do segundo australiano que mais colocou a bola no chão, Nathan Roberts (11).

Na próxima madrugada, todos os times estarão de folga. O torneio, com jogos transmitidos pelo canal da FIVB no YouTube, segue de sexta para sábado, com a seguinte programação (horários de Brasília):

22h10 – China x Austrália
0h55 – Venezuela x França
3h40 – Polônia x Irã
7h15 – Japão x Canadá

*Colaborou João Batista Júnior

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede