Topo

Saída de Rede

Zé Roberto lamenta aposentadoria de Gamova e Sokolova

Sidrônio Henrique

21/05/2016 06h00

O técnico é amigo de Sokolova, mas enfrentou uma saia justa com Gamova (fotos: FIVB)

José Roberto Guimarães, técnico da seleção feminina de vôlei, lamentou a aposentadoria de dois ícones do esporte no mundo, as russas Ekaterina Gamova (oposta) e Lioubov Sokolova (ponta), que nesta quarta-feira (18) disseram que estavam deixando as quadras. O Saída de Rede procurou o treinador tricampeão olímpico para comentar o anúncio feito pelas atletas.

"Fui técnico da Sokolova e tenho uma relação de respeito e amizade muito grande com ela. Quando fui assistir o Pré-Olímpico europeu, conversamos e ela me disse que não viria para o Rio, mas nas duas últimas Olimpíadas ela já brincava que não iria participar e acabava jogando. Já a Gamova foi uma surpresa. Acho ruim para os fãs do voleibol que não vão poder ver duas grandes jogadoras em ação nos Jogos do Rio, mas temos que respeitar as decisões e espero que tenham feito a melhor opção para a vida delas", disse Zé Roberto ao SdR.

As duas atletas deixam o esporte como bicampeãs mundiais (2006 e 2010) pela seleção russa e com duas medalhas de prata em Olimpíadas (Sydney 2000 e Atenas 2004). Nas duas finais do Campeonato Mundial, as russas derrotaram as brasileiras por 3-2 – Gamova foi a maior pontuadora em ambas, com 28 pontos em 2006 e 35 em 2010. A derrota mais dramática do Brasil para a Rússia, no entanto, foi na semifinal dos Jogos de Atenas, quando as brasileiras venciam por 2-1 e lideravam o quarto set por 24-19. O time de José Roberto Guimarães desperdiçou sete match points e perdeu por 3-2. Quatro anos depois, em Pequim, o Brasil massacrou a Rússia por 3-0 na fase inicial, sem permitir que as adversárias fizessem mais do que 16 pontos em seu melhor set. Mas a vingança por Atenas viria em Londres 2012, nas quartas de final: as brasileiras salvaram seis match points e derrotaram as russas no tie break. Em todos esses confrontos Sokolova e Gamova estavam em quadra e Zé Roberto era o técnico do Brasil.

Lioubov Sokolova foi universal, ao longo da carreira jogou como oposta, central e ponteira, participando de cinco edições dos Jogos Olímpicos, de Atlanta 1996 a Londres 2012. Ekaterina Gamova, que foi ponta e oposta, somou quatro participações olímpicas, de Sydney 2000 a Londres 2012. Esta última chegou a ser a jogadora mais bem paga do mundo por várias temporadas e, segundo jornalistas russos consultados pelo blog, é sinônimo de voleibol em seu país, chegando a ser mais popular do que o central Dmitriy Muserskiy, principal responsável pela virada russa sobre o Brasil na final olímpica do vôlei masculino há quatro anos.

O técnico e as russas
Zé Roberto tornou-se amigo de Sokolova ao treiná-la no clube turco Fenerbahçe, o qual comandou de 2010 a 2012. Segundo o técnico, a amizade foi sendo cultivada mesmo à distância.

Já com Gamova, com quem nunca trabalhou ou teve qualquer proximidade, houve um mal-entendido há dois anos.

25ÀÏ ¼­¿ï Àá½Ç½Ç³»Ã¼À°°ü¿¡¼­ ¿­¸° '2006 ±×¶ûÇÁ¸® ¼¼°è ¿©ÀÚ ¹è±¸´ëȸ' Çѱ¹°ú ·¯½Ã¾ÆÀÇ °æ±â¿¡¼­ ·¯½Ã¾Æ Gamova°¡ Áֽɿ¡°Ô º¼ÀÌ ÄÚÆ® ¾È¿¡ ¶³¾îÁ® °ø°Ý ¼º°øÀ̶ó°í Ç×ÀÇÇÏ°í ÀÖ´Ù. (Á¶³²¼ö/news@photoro.com)

Gamova e Sokolova durante a disputa do GP 2006

Durante a disputa do Grand Prix 2014, o treinador da seleção brasileira comentou que a oposta de 2,02m voltaria à seleção para o Campeonato Mundial, dali a alguns meses, mas que seu retorno estaria condicionado a uma quantia em dinheiro oferecida pela Federação Russa. A informação, segundo Zé Roberto, teria sido dada a ele por Sokolova. Diante dos jornalistas, no ginásio do Ibirapuera, ele afirmou que Gamova receberia "um caminhão de dinheiro" para retornar à seleção.

Ekaterina Gamova não gostou de saber que Zé Roberto contou à imprensa brasileira que ela teria aceitado voltar a defender seu país por "um caminhão de dinheiro". Afastada do time nacional desde os Jogos de Londres, quando o Brasil eliminou a Rússia nas quartas de final, a gigante ironizou o tricampeão olímpico numa rede social.

"Prezado técnico: em uma entrevista você disse que eu recebi um caminhão de dinheiro pela participação na seleção russa. Informo que esta informação não é correta. Não foi um caminhão, mas sim dois. Também compraram para mim uma casa no Rio de Janeiro, na orla, perto de você. Vamos estar todas as noites visitando um ao outro de chinelos, falando sobre o mundo do vôlei e tomando caipirinha. Atenciosamente, Katya Gamova", escreveu na época a oposta, em sua conta no Facebook, equivocando-se sobre o local de residência do treinador brasileiro, que vive em São Paulo.

Zé Roberto reconheceu o erro e se desculpou. Disse que o comentário foi fora de hora e que a reação de Gamova foi até educada. "Ela tem razão, eu peço desculpas a ela. Foi um daqueles momentos em que eu acho que perdi a oportunidade de ficar calado. O que vai acontecer com ela e com a seleção russa não é da minha conta", afirmou há dois anos, ao saber da declaração da jogadora.

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede