Topo

Saída de Rede

Holanda massacra e Coreia do Sul pode definir três vagas às Olimpíadas

João Batista Junior

20/05/2016 12h00

Holandesas superam as italianas e assumem a liderança do Pré-Olímpico (foto: FIVB)

Holandesas superam as italianas e assumem a liderança do Pré-Olímpico (foto: FIVB)

A Itália, se vencesse, já estaria classificada para o Rio, mas, atropelada pela Holanda, caiu do primeiro para o terceiro lugar na tabela. A Coreia do Sul pode se qualificar para as Olimpíadas já no próximo jogo e trazer as duas seleções europeias a reboque. Faltaria o Japão para definir as quatro seleções contempladas, mas, com uma boa vantagem sobre quinto e sexto colocados, pode carimbar o passaporte antes mesmo de entrar em quadra no sábado.

No fundo, a matemática da quinta rodada do Pré-Olímpico Mundial, se não classificou ninguém por antecipação, deixou tudo pronto para que a jornada do domingo seja meramente amistosa – falta só combinar com Tailândia e Peru.

Vencidas mais uma vez, cazaques terminam a quinta rodada sem nenhum ponto ganho (FIVB)

Vencidas mais uma vez, cazaques terminam a quinta rodada sem nenhum ponto ganho (FIVB)

Tailândia bate Cazaquistão e ainda respira
A derrota para o Japão no tie break, na quarta-feira, ainda deverá cobrar seu preço às tailandesas, mas, por enquanto, ainda não. Porque a vitória sobre as cazaques por 3 sets a 0 (25-18, 25-19, 25-15) manteve a Tailândia na briga por um lugar no Rio, ainda que não dependa apenas de suas próprias vitórias. Ao Cazaquistão, a improbabilidade de chegar à Vila Olímpica se confirmou nas cinco derrotas que o time sofreu no Pré-Olímpico.

A ponteira Ajcharaporn Kongyot foi a principal anotadora da partida, com 14 pontos, e se tornou a maior pontuadora tailandesa na competição. A oposta Malika Kantong marcou 13 pontos e a central Thatdao Nuekjang, dez. Nenhuma cazaque, como aconteceu em duas outras ocasiões, sequer, chegou a dois dígitos na pontuação.

Angela Leyva teve pontuação elevada, mas a Coreia do Sul venceu por 3-1 (FIVB)

Angela Leyva teve pontuação elevada, mas a Coreia do Sul venceu por 3-1 (FIVB)

Coreia do Sul muito perto da vaga
Se houvesse um duelo particular entre ponteiras, dava para dizer que Angela Leyva, com 23 pontos, levou a melhor sobre a craque sul-coreana, Kim Yeon-Koung, que marcou 19. Mas o placar de 3 sets a 1 da Coreia do Sul sobre o Peru, com parciais de 18-25, 25-22, 25-14, 25-21, não deixa dúvida sobre quem saiu de quadra sorrindo.

Para se classificarem para o Rio antes da última rodada, quando encaram as eliminadas dominicanas, Kim e suas companheiras nem precisam vencer o próximo jogo: bastam-lhes dois sets contra a Tailândia, na noite desta sexta-feira (pelo horário de Brasília) para poderem estourar o champagne. Contudo, se vencerem por qualquer placar, ganham também a companhia de holandesas e italianas na viagem ao Brasil.

Cogitada para jogar no Rexona-AdeS, Celeste Plak foi bem no saque contra a Itália (FIVB)

Cogitada para jogar no Rexona-AdeS, Celeste Plak foi bem no saque contra a Itália (FIVB)

Holanda supera Itália na quadra e na classificação
É quase certo que a Azzurra virá para o torneio olímpico feminino de vôlei da Rio 2016, mas também é certo que o resultado e o voleibol desta madrugada foram frustrantes. A Itália não viu a cor da bola contra a Holanda e perdeu por 3 sets 0 (25-21, 25-21, 25-14). A oposta Slöetjes, com 22 pontos assinalados, foi impiedosa no ataque, enquanto a ponteira Celeste Plak, especulada no Rexona-AdeS, entrava para sacar e fazia a diferença – como numa boa sequência na reta final do segundo set.

Por conta do set average, o tríplice empate de 12 pontos entre Holanda, Coreia do Sul e Itália deixa na ponta do Pré-Olímpico o time laranja. A Itália caiu para o terceiro posto, porém, a essa altura, isso importa muito pouco: mesmo que a torcida pelas sul-coreanas não dê certo, as holandesas podem ser classificar já no sábado, se vencerem as peruanas, enquanto as italianas também podem se colocar na chave olímpica, se passarem pelas japonesas.

A Rep. Dominicana não passou pelo time da casa e está fora das Olimpíadas (FIVB)

A Rep. Dominicana não passou pelo time da casa e está fora das Olimpíadas (FIVB)

Japão se refaz dos sustos e elimina Rep. Dominicana
A derrota para a Coreia do Sul e o sufoco para virar o tie break contra a Tailândia ficaram no passado. O Japão venceu a Rep. Dominicana por 3 sets a 0 (25-22, 25-16, 27-25), se aproximou ainda mais das Olimpíadas e sepultou as chances das caribenhas – que chegaram a Tóquio bem cotadas e, depois de cinco rodadas, venceram apenas um set.

Há duas possibilidades de classificação nipônica para o Rio já no sábado. Se Tailândia e Peru perderem, o Japão entrará em quadra para comemorar a vaga já conquistada. Caso os resultados da madrugada não colaborem, bastará uma vitória sobre a Itália para o ginásio em Tóquio explodir em festa.

Sexta rodada
Veja a rodada deste sábado no Pré-Olímpico (horários de Brasília), que tem transmissão apenas pelo canal da FIVB no YouTube:

22h10 – Coreia do Sul x Tailândia (sexta-feira)
0h55 – Cazaquistão x Rep. Dominicana
3h40 – Holanda x Peru
7h20 – Japão x Itália

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede