Topo

Saída de Rede

Bruno e Lucão encerram temporada quase perfeita na Itália

João Batista Junior

08/05/2016 20h38

Capitão do DHL Modena, Bruno levantou o troféu da Liga Italiana (foto: Lega Volley)

Capitão do DHL Modena, Bruno levantou o troféu da Liga Italiana (foto: Lega Volley)

O dia foi de festa para três brasileiros do vôlei, na Itália. Bruno, Lucão e Thiago Sens ergueram, junto com o DHL Modena, o scudetto da temporada 2015-16 da Liga Italiana masculina. Sob a regência do francês Ngapeth, o time fechou o playoff decisivo contra o Sir Safety Conad Perugia em 3 jogos a 0, com uma vitória por 3 a 2 (23-25, 25-20, 17-25, 25-16, 15-13), neste domingo. Foi o ponto final de uma temporada que só não foi perfeita para o DHL Modena porque faltou a Liga dos Campeões.

Do trio brasileiro do elenco, o levantador e capitão Bruno e o central Lucão se despediram do DHL Modena para voltar ao Brasil na temporada que vem. O já conhecido entrosamento da dupla fez do central o nono maior pontuador do campeonato e o atacante de melhor aproveitamento de toda a Liga Italiana – 65,8% de eficiência no fundamento.

À dupla da Seleção Brasileira, junte-se o ponteiro Thiago Sens. Rebaixado na Superliga Brasileira deste ano com o Copel Telecom Maringá, Sens foi contratado em cima da hora para defender a equipe nos playoffs. Ele atuou em dez jogos e terminou sua curta temporada com 15 pontos assinalados na competição.

E Earvin Ngapeth…

Ngapeth foi o MVP das finais da Liga Italiana (foto: Lega Volley)

Ngapeth foi o MVP das finais da Liga Italiana (foto: Lega Volley)

Dizer que o ponteiro foi o craque do time é justa redundância para o melhor do mundo. Quando deixou de lado a vida conturbada que tem fora das quadras, Ngapeth comandou o DHL Modena com habilidade e picardia incomuns ao vôlei.

Às vezes com cortadas em giro, às vezes tentando uma defesa improvável quase além das placas, às vezes arriscando um ataque insuspeito no segundo toque, ele sempre pôs sobre os ombros a responsabilidade de ganhar jogos – faz isso na Seleção Francesa, faz isso no clube. No duelo do título, contra o Perugia, terminou com 29 anotações e mereceu o prêmio de melhor jogador da série final.

Temporada
A equipe do técnico Angelo Lorenzetti venceu todas as competições nacionais e talvez tivesse ido mais longe no campeonato europeu, não tivesse enfrentado o Halkbank justamente no momento de baixa do time.

Depois de bater o Diatec Trentino na decisão da Coppa Italia, no início de fevereiro, o Modena, que só tinha uma derrota até ali, perdeu três dos seis jogos seguintes no nacional, e caiu para o Halkbank, da Turquia, no playoff de 12 da Champions League. O período coincidiu com uma lesão que quase afastou o ponta sérvio Nemanja Petric do restante do campeonato.

A queda para os turcos foi o único senão em uma temporada que também rendeu ao clube um título de Supercopa Italiana e culminou com a taça da Liga.

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede