Ineficiente, Brasil é surpreendido pela Itália na Copa dos Campeões
Carolina Canossa
13/09/2017 03h22
O 25-15 do primeiro set deu a sensação que a vitória contra uma desfalcada Itália pela Copa dos Campeões seria apenas uma questão de tempo. Ledo engano. Com um desempenho bem abaixo do normal, a seleção brasileira masculina de vôlei tomou a virada dos europeus e sofreu sua primeira derrota no torneio: 3 sets a 2, parciais de 15-25, 27-25, 27-25, 18-25 e 15-12.
Apostando no time-base usado ao longo de toda a temporada (Bruno, Wallace, Lucarelli, Maurício Borges, Lucão e Maurício Souza, com Tiago Brendle e Thales alternando-se como líberos), Renan Dal Zotto não conseguiu encontrar soluções para uma equipe que teve muitas dificuldades no ataque. Um exemplo da baixa eficiência ofensiva verde-amarela nesta madrugada é que, mesmo na tranquila etapa inicial, nada menos do que nove dos 25 pontos brasileiros vieram em erros adversários. Nos momentos decisivos das etapas seguintes, o time também desejou a desejar.
Curta o Saída de Rede no Facebook!
Siga-nos no Twitter: @saidaderede
Bola de segurança do Brasil, Wallace só esteve bem no quarto set, parcial que acabou "mascarando" seu desempenho e contribuiu demais para que ele terminasse o confronto com 19 pontos. Quem brilhou mesmo foi o oposto Luca Vettori, um verdadeiro tormento para o sistema defensivo brasileiro e responsável por 27 pontos (21 de ataque, quatro de bloqueio e dois de saque). Vale lembrar que os dois principais atacantes da seleção italiana, Ivan Zaytsev, (afastado por problemas com a Federação local) e Osmany Juantorena (que preferiu tirar um período de descanso) não estão jogando o torneio.
Méritos ainda para o talentoso levantador Simone Giannelli, que foi bastante preciso e fez uma boa distribuição quando teve a recepção saiu. O passe, aliás, mais uma vez deixou a desejar do lado brasileiro, uma falha que ficou ainda mais evidente nos momentos em que o saque não entrou – ao todo, foram 19 pontos cedidos só em erros no fundamento. No banco, Dal Zotto apostou na entrada de Isac no lugar de Maurício Souza para tentar mudar os rumos da partida, mas talvez conseguisse mais sucesso se a dupla formada pelo levantador Rapha e o oposto Renan Buiatti tivesse oportunidades maiores do que as inversões 5-1.
Renovação da seleção feminina em 2017 deixa os torcedores otimistas
Fãs se revoltam após TVs ignorarem jogos da Copa dos Campeões
Com a virada para cima dos vice-campeões da Liga Mundial, os italianos recuperam-se da derrota por 3 a 2 diante do Irã na estreia da Copa dos Campeões. Na próxima rodada, programada para sexta (15), eles encaram o Japão, dono da casa, às 7h15 (horário de Brasília), buscando salvar uma temporada que até agora tem sido ruim, com o 12º lugar na Liga Mundial e a quinta colocação no Campeonato Europeu. Já o Brasil, que vinha de um ótimo 3 a 0 sobre a França, terá o Irã pela frente no mesmo dia, a partir das 0h40. Ambos confrontos serão transmitidos ao vivo pelo canal da FIVB no YouTube.
Sobre a autora
Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.
Sobre o blog
O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.