Seleção masculina de novos começa Copa Pan-Americana com três vitórias
Por Daniel Rodrigues
Jovens talentos do voleibol brasileiro estão vivenciando uma importante oportunidade nesta semana. A seleção brasileira de novos representa o país na Copa Pan-Americana, que acontece em Veracruz, no México. O torneio qualifica os cinco primeiros colocados para os Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru.
O grupo comandado pelo técnico Giovane Gávio se preparou durante cerca de 40 dias no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, e conta com os levantadores Thiaguinho e Carísio; os opostos Alan e Davy; os centrais Leandro Aracaju, Flávio, Matheus e Cledenilson; os ponteiros Henrique Honorato, Victor Birigui, Léozinho e Gabriel, e os líberos Rogerinho e Douglas Pureza.
A Copa Pan-Americana é divida em três chaves e os brasileiros duelaram contra República Dominicana, Colômbia e Canadá, conquistando três vitórias. O primeiro triunfo, contra os dominicanos, foi o mais tranquilo, decidido em sets diretos e parciais de 25-21, 25-19 e 25-14, com destaque para o oposto Alan, do Sesi-SP, e o ponteiro Léozinho, do Sada Cruzeiro, ambos com 13 pontos.
Leia também: Fome, exploração infantil e assassinato marcam vida de promessa do vôlei
Superliga espanhola também terá jogadora trans: "Sonho realizado"
Diante dos colombianos, o Brasil precisou se empenhar mais e sofreu um pouco com a resistência imposta pelos adversários. Mesmo assim, o time liderado novamente por Alan, com 18 bolas no chão, venceu por 3 sets a 0 (27-25, 25-17 e 25-12). Vale destacar o forte poderio de saque da equipe, responsável por 6 pontos, além do excessivo número de erro dos rivais (24).
Fechando a fase de classificação, o time verde e amarelo decidiu o primeiro lugar do grupo contra os canadenses. Em uma apresentação enfática e muito regular, os brasileiros bateram seus oponentes por 3 sets a 0, com parciais de 25-20, 25-15 e 25-23. O oposto do Brasil brilhou como nos confrontos anteriores e foi responsável por 16 pontos. Os centrais Flávio e Matheus, também tiveram atuações importantes, com 11 e 10 bolas no chão, respectivamente.
Em todos os confrontos, os titulares foram Thiaguinho, Alan, Henrique Honorato, Léozinho, Flávio, Matheus Bispo e os líberos Rogerinho e Douglas Pureza se alternando.
Os resultados positivos garantiram automaticamente a classificação brasileira para as semifinais, como um dos dois melhores primeiros colocados das três chaves do campeonato. O Brasil aguarda a definição de seu adversário na semi, marcada para o próximo sábado (01).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.