Topo

Corrida olímpica do vôlei de praia brasileiro começa com pontuações baixas

Carolina Canossa

17/03/2019 06h00

Guto e Saymon foram eliminados nas oitavas de Doha pela dupla chilena que se sagrou campeã (Fotos: Divulgação/FIVB)

A expectativa que envolvia o início da disputa pelas vagas brasileiras no vôlei de praia na Olimpíada de Tóquio acabou se convertendo em decepção: nenhuma das cinco parcerias do país que entraram em quadras na etapa quatro estrelas de Doha (Catar) do Circuito Mundial conseguiu ir além das oitavas-de-final.

Este foi justamente o resultado obtido por Guto/Saymon e Pedro Solberg/Vitor, eliminados nas areias árabes respectivamente pelos primeiros chilenos Marco e Esteban Grimalt (2 a 1 – 21-11, 12-21 e 10-15) e pelos russos Liamin e Velichko por 2 sets a 0 (15-21 e 16-21). Mesmo sendo um resultado abaixo do esperado, a nona colocação permitiu que as duas parcerias saíssem na frente na somatória de pontos visando os Jogos no Japão, com 400 pontos cada.

Na sequência, com 320 pontos oriundos do 17º lugar no Catar, aparecem Alison/André e Evandro/Bruno Schmidt – Alison e Bruno são os atuais campeões olímpicos, mas optaram por desfazer o time no ano passado. Ambas as duplas caíram na repescagem após não liderarem seus grupos na fase classificatória, tendo como algozes, pela ordem, os catarianos Cherif Samba e Ahmed Tijan (15-21 e 19-21) e os canadenses  Sam Pedlow e Sam Schachter (20-22 e 17-21).

Pedro Solberg e Vitor Felipe estão empatados na liderança da corrida olímpica brasileira com Guto e Saymon

Já o veterano Ricardo, campeão olímpico em 2004 e que agora faz dupla com Álvaro Filho, sequer chegou a disputar o mata-mata, tendo perdido os dois compromissos que teve na chave H da disputa. Ainda assim, o 25º lugar rendeu a eles 240 pontos na corrida olímpica.

Guto e Saymon, ao menos podem se conformar com o fato de terem perdido para a dupla que se sagraria campeã: com um duplo 21-15, os chilenos Grimalt bateram os americanos  Phil Dalhausser (campeão olímpico em 2008) e Nick Lucena na decisão, realizada neste sábado (16). Vale lembrar que cada país terá direito a, no máximo, duas duplas na Olimpíada, com cada nação podendo decidir os critérios de classificação como quiserem.

O próximo torneio válido para a corrida olímpica brasileira será outra etapa quatro estrelas do Circuito Mundial, em Xiamen (China), entre os dias 24 e 28 de abril, torneio que também marcará o início da contagem entre as mulheres, que não jogaram no Catar. De acordo com as regras estabelecidas pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), vão a Tóquio 2020 as duplas que mais somarem pontos em torneios quatro e cinco estrelas do Circuito Mundial até fevereiro de 2020, além do Campeonato Mundial, que será realizado em Hamburgo (Alemanha) entre 28 de junho e 7 de julho.

Confira como está a corrida olímpica brasileira para o vôlei de praia em Tóquio 2020:

1º lugar – 400 pontos – Guto/Saymon e Pedro Solberg/Vitor Felipe
3º lugar – 320 pontos – Alison/André e Evandro/Bruno Schmidt
5º lugar – 240 pontos – Ricardo/Álvaro Filho

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos  no Twitter: @saidaderede

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Corrida olímpica do vôlei de praia brasileiro começa com pontuações baixas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Mais Posts