Topo

Saída de Rede

A 500 dias da Olimpíada, vôlei de praia brasileiro começa a definir vagas

Carolina Canossa

12/03/2019 06h00

Evandro e Bruno foram campeões no primeiro torneio que disputaram, a etapa de Fortaleza do Circuito Brasileiro, em fevereiro (Foto: Ana Patrícia/Inovafoto/CBV)

As 13 medalhas conquistadas desde 1996 tornam o vôlei de praia o quarto esporte que mais pódios rendeu ao Brasil na Olimpíada. Ao todo, são três ouros, sete pratas e três bronzes, com um novo capítulo desta história prestes a começar nesta terça-feira (12), a exatos 500 dias da abertura dos Jogos de Tóquio.

Enquanto os japoneses iniciam a reta final dos preparativos, cinco duplas brasileiras pisam nas areias de Doha (Catar) até sábado (16) em busca dos primeiros pontos na corrida olímpica do país: Pedro Solberg/Vitor Felipe, Evandro/Bruno Schmidt, Guto/Saymon, Alison/André Stein e Ricardo/Álvaro Filho – estes últimos ainda precisam passar pelo qualifying para se juntar aos compatriotas no torneio principal. O resultado dos jogos podem se conferidos na página da FIVB (Federação Internacional de Vôlei).

Leia mais:

– Aos 45, medalhista olímpico concilia vida fora das quadras com vôlei de alto nível 

Por Tóquio 2020, Camejo é mais um cubano a buscar nova cidadania esportiva

– Seleção feminina briga por vaga em Tóquio com Pré-Olímpico em casa

Segundo os critérios divulgados pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Doha é o primeiro dos 13 torneios que serão considerados na definição das duplas do país – a regra determina a contabilização dos dez melhores resultados, obedecendo ao nível de dificuldade do torneio, com as vagas ficando com as duas melhores parcerias até o fim de fevereiro de 2020. Porém, como já mostrou o Saída de Rede, o cancelamento de duas etapas nos EUA, o calendário apertado e a indefinição dos torneios a serem realizados após setembro tem gerado insegurança entre atletas e treinadores.

SISTEMA DE DISPUTA

Classificada como "quatro estrelas" no Circuito Mundial 2018/2019, a etapa de Doha servirá para que as duplas brasileiras consigam de 240 (caso fiquem em 25o lugar) até 800 pontos (campeão). O torneio conta, em sua fase classificatória, com oito grupos com quatro duplas cada, jogando entre si. Os primeiros colocados avançam direto às oitavas de final (Round 2), enquanto segundos e terceiros disputam uma rodada extra, a repescagem (Round 1). A partir desta fase, os jogos seguem no formato de eliminatória direta, com oitavas, quartas, semifinais e finais.

Tabela divulgada pela CBV mostra distribuição dos pontos na corrida olímpica do vôlei de praia brasileiro

Entre as atrações desta disputa, os campeões olímpicos Alison e Bruno agora estão em lados opostos da rede, fazendo parceria respectivamente com André Stein e Evandro, que em 2017 foram campeões mundiais e do Circuito Mundial jogando juntos. Nono colocado na Rio 2016 com Evandro, o campeão do Circuito Mundial 2008 Pedro Solberg agora joga com Vitor Felipe, prata nos Jogos Pan-Americanos de 2015 com Álvaro Filho. Aos 44 anos, Ricardo conta com o ouro em Atenas 2004 no currículo para intimidar os adversários na parceria com Álvaro Filho. Guto e Saymon, por sua vez, correm por fora e tentam surpreender os rivais tão laureados de conquistas internacionais.

MULHERES

Por questões culturais, a etapa de Doha é exclusiva para homens. Sendo assim, a corrida olímpica feminina começa somente no fim de abril, com a etapa de Xiamen (China), entre os dias 24 e 28. Entre as duplas mais fortes do país no momento estão Ágatha/Duda, atuais campeãs do Circuito Mundial, Maria Elisa/Carol Solberg, Bárbara Seixas/Fernanda Berti, Talita/Taiana e Ana Patrícia/Rebecca.

Confira as etapas confirmadas até o momento na corrida olímpica brasileira do vôlei de praia:

Doha (só masculino)
Data: 12 a 16 de março
País: Catar
Nível: etapa quatro estrelas do Circuito Mundial

Xiamen
Data: 24 a 28 de abril
País: China
Nível: etapa quatro estrelas do Circuito Mundial

Itapema
Data: 15 a 19 de maio
País: Brasil
Nível: etapa quatro estrelas do Circuito Mundial

Jinjiang
Data: 22 a 26 de maio
País: China
Nível: etapa quatro estrelas do Circuito Mundial

Ostrava
Data: 29 de maio a 2 de junho
País: República Tcheca
Nível: etapa quatro estrelas do Circuito Mundial

Varsóvia
Data: 12 a 16 de junho
País: Polônia
Nível: etapa quatro estrelas do Circuito Mundial

Hamburgo
Data: 28 de junho a 7 de julho
País: Alemanha
Nível: Campeonato Mundial

Gstaad
Data: 9 a 14 de julho
País: Suíça
Nível: etapa cinco estrelas do Circuito Mundial

Espinho
Data: 17 a 21 de julho
País: Portugal
Nível: etapa quatro estrelas do Circuito Mundial

Tóquio
Data: 24 a 28 de julho
País: Japão
Nível: etapa quatro estrelas do Circuito Mundial

Viena
Data: 31 de julho a 4 de agosto
País: Áustria
Nível: etapa cinco estrelas do Circuito Mundial

Moscou
Data: 14 a 18 de agosto
País: Rússia
Nível: etapa quatro estrelas do Circuito Mundial

Roma
Data: 4 a 8 de setembro
País: Itália
Nível: etapa cinco estrelas do Circuito Mundial

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede