Brasil desperdiça quatro match points e é superado de virada pelas alemãs
Carolina Canossa
07/10/2018 04h25
Por Daniel Rodrigues
A seleção feminina estreou com um resultado amargo na segunda fase do Campeonato Mundial. Atuando em Nagoya (Japão), as brasileiras chegaram a ter a vitória nas mãos, mas acabaram levando uma virada e foram derrotadas pelas alemãs por 3 sets a 2 e parciais de 14-25, 19-25, 32-30, 25-19 e 17-15, em duelo realizado na madrugada deste domingo (07). O triunfo marcou o segundo revés da temporada contra as rivais, já que no confronto anterior entre as duas equipes, realizado na Liga das Nações, em Barueri, a vitória também foi para a Alemanha, por 3 sets a 1.
Diferente dos cinco jogos da primeira etapa, o técnico José Roberto Guimarães optou por escalar a levantadora Roberta, no lugar de Dani Lins. As outras titulares na partida contra as europeias foram Tandara, Fernanda Garay, Gabi, Carol, Bia e a líbero Suelen. Também foram utilizadas Dani Lins e Rosamaria, nas inversões de rede, além da central Adenizia e da ponteira Natália.
Leia também: Segunda fase do Campeonato Mundial exigirá mais da seleção brasileira
Vôlei em imagens: as dez melhores fotos do Mundial masculino
O começo da disputa foi bastante positivo para o Brasil e tudo indicava a grande possibilidade de uma vitória em sets diretos. Com o saque agressivo, o bloqueio efetivo e se aproveitando do elevado número de erros da Alemanha, as brasileiras conseguiram se impor e levaram as primeiras parciais sem dificuldades, empurradas por um ótimo aproveitamento de ataques da oposta Tandara.
No terceiro set, as comandadas de Zé Roberto chegaram a liderar o marcador por 24 a 22, mas acabaram sendo surpreendidas pelas alemãs, que passaram a atuar com mais entusiasmo. A troca de bolas permaneceu até o 30 a 30, com o time verde e amarelo desperdiçando três match points, momento em que as europeias cresceram ainda mais e liquidaram o set, ganhando confiança no embate.
A partir daí o que pôde-se ver foi um time brasileiro apático, assustado e sem saber como agir. Do outro lado, a Alemanha, liderada pela oposta Lippmann e a pela experiente ponteira Maren Fromm, passou a gostar do jogo, atuando com muita agressividade. O saque e o bloqueio do Brasil não surtiram o efeito dos primeiros sets e a virada de bola não fluía mais com tanta eficiência, resultando em um quarto set tranquilo para as europeias.
No tie-break, as brasileiras chegaram a estar perdendo por 7 a 3 e, posteriormente, 13-11, mas mesmo assim ainda tiveram serenidade para reverter o placar e liderar por 14 a 13. No entanto, após mais um match point não aproveitado, as alemãs retomaram à frente e em um saque amortecido pela rede comemoram o triunfo heroico.
Louisa Lippmann foi a grande pontuadora do jogo, com incríveis 36 pontos, sendo 31 em ataques, 1 em bloqueio e 4 em saques. Entre as adversárias, os destaques foram Tandara, com 29 bolas no chão, seguida por Gabi, com 19, e Fernanda Garay, com 12.
Com o resultado desta madrugada, o Brasil soma 13 pontos no Grupo E, que é liderado pela invicta Sérvia, com 18. As brasileiras voltam à quadra nesta segunda-feira (08), quando enfrentam o México, às 01h25 (horário de Brasília), com transmissão do Sportv2, e precisarão de um triunfo para seguirem com chances de avançar a fase seguinte, onde somente os três primeiros colocados de cada chave estarão presentes.
Curta o Saída de Rede no Facebook!
Siga-nos no Twitter: @saidaderede
Sobre a autora
Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.
Sobre o blog
O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.