Além da Superliga: decisões marcam fim de semana do vôlei no exterior
Carolina Canossa
04/05/2018 06h00
As emoções da segunda partida da final da Superliga masculina de vôlei prometem ser intensas, mas não serão as únicas dos fãs de vôlei ao longo do fim de semana: além do campeão brasileiro, também serão decididos o dono da taça no Italiano masculino e o campeão europeu de clubes femininos.
O Perugia não fica atrás: em busca de uma taça inédita, o time conta com um Aleksandar Atanasijevic em ótima fase, além de Ivan Zaytsev eAaron Russel – na armação das jogadas, está o argentino Luciano de Cecco. A vitória seria mais um capítulo de uma temporada excepcional para a equipe, que já faturou o título da Copa Itália e da Supercopa local com vitórias justamente sobre o Civitanova. Será que a história mudará ou a freguesia vai prevalecer?
Já a partir de sábado (5) será realizada em Bucareste (Romênia), o Final Four da Champions League, o Europeu de clubes feminino. Campeão das três últimas edições do Campeonato Romeno, o Alba Blaj passou da fase de grupos do torneio continental pela primeira vez nesta temporada, mas, como organizador dos jogos finais, ganhou o privilégio de ir direto para a semifinal do torneio. Em seu elenco, constam duas brasileiras (as centrais Mariana Aquino e Renata Maggioni (lesionada)), a sérvia Tijana Malesevic, ex-Osasco, e a porto-riquenha Lynda Morales, ex-Minas.
Favorito ao primeiro lugar no pódio, o Vakifbank tem como grande trunfo a chinesa Ting Zhu, grande nome do voleibol mundial nos últimos dois anos. A ela juntam-se a holandesa Lonneke Sloetjes e a sérvia Milena Rasic. Se ficar com o ouro, o VakifBank conquistará seu quarto título nesta temporada, já que, além do Turco, também faturou a Copa da Turquia e a Supercopa turca. Quer mais? Uma possível conquista transformará a equipe na mais vitoriosa da história do torneio, igualando as quatro taças do Bergamo. O torneio ainda marcará a despedida do vôlei de Gözde Kirdar (Sonsirma), uma das grandes jogadoras da história da Turquia.
Sobre a autora
Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.
Sobre o blog
O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.