Skowronska deve estrear no Hinode Barueri na próxima semana
Sidrônio Henrique
27/10/2017 12h00
Após chegar ao Brasil no início desta semana, passar a treinar com o Hinode Barueri e de ter sua contratação oficialmente anunciada pelo técnico José Roberto Guimarães nesta quinta-feira (26), a oposta polonesa Kasia Skowronska poderá entrar em quadra mais cedo do que o torcedor espera. "Acredito que a recuperação será rápida e acho que na próxima semana ela já vai estar entre as 14 relacionadas", afirmou Zé Roberto ao Saída de Rede. Antes de chegada da atacante de 34 anos, 1,89m, o treinador acreditava que ela só estaria em condições de jogo no final de novembro. "Ela tem evoluído a cada treino e tem se cuidado muito em relação a parte física", completou o tricampeão olímpico.
Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook
A oposta já foi treinada por Zé Roberto no Pesaro, da Itália, e no Fenerbahçe, da Turquia. Além de tê-la como atleta em clubes europeus, ele tentou trazê-la para jogar no Brasil quando era técnico do Amil, em Campinas, mas não foi possível por causa do alto valor pedido pela jogadora em 2013. Na temporada passada, Skowronska estava novamente na Itália, jogando pelo Bergamo, mas se machucou em janeiro, durante uma partida contra o Scandicci. Era a maior pontuadora do seu clube e uma das cinco maiores da liga italiana. Ela retornou então imediatamente à Polônia, para se submeter a uma cirurgia. Desde então vem se submetendo a sessões de fisioterapia. Mais recentemente, ela passou a fazer também musculação.
EDINARA E THAISA
Como a atacante polonesa vai precisar de tempo até que tenha ritmo para ser titular, Zé Roberto disse que vai manter a ponta/oposta Edinara na saída, mas que futuramente será deslocada para a entrada. "No caso da Edinara é muito importante que ela jogue nas duas posições. Para mim, é essencial ter várias opções", comentou o técnico.
Sobre a central bicampeã olímpica Thaisa, Zé Roberto afirmou que espera contar com ela no Hinode Barueri para esta edição da Superliga, mas enfatiza que a prioridade é a recuperação da jogadora. "A lesão foi muito grave, espero que nós consigamos recuperá-la, isso é que é o mais importante. Ela é essencial não apenas no Hinode, mas também na seleção". Em abril deste ano, Thaisa sofreu uma lesão nos ligamentos do tornozelo direito, durante uma partida da Champions League pelo Eczacıbasi, seu clube na Turquia, que a liberou para fazer sua recuperação no Brasil. A meio de rede vem fazendo seu tratamento nas instalações do clube em Barueri. A previsão é de que retorne às quadras em janeiro.
O clube conta com outra bicampeã olímpica, a ponteira Jaqueline, que vem ganhando ritmo e já jogou nas duas primeiras rodadas da Superliga 2017/2018.
O time acumula duas derrotas na competição, mas enfrentou adversários que estão entre os favoritos – primeiro perdeu por 1-3 para o Vôlei Nestlé, depois resistiu até o quinto set diante do atual campeão, caindo por 2-3 contra o Sesc RJ. Logo mais, nesta sexta-feira (27), às 19h (horário de Brasília), pela terceira rodada, a equipe de Zé Roberto enfrenta o Sesi, em Santo André (SP). Na semana que vem, o Barueri terá apenas uma partida, quando o torcedor poderá ter a chance de ver Skowronska. Será em casa, diante do Renata Valinhos/Country, na quinta-feira (2), às 19h30.
Sobre a autora
Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.
Sobre o blog
O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.