Após quase parar, polonesa é convencida por Zé Roberto a jogar no Barueri
Sidrônio Henrique
26/08/2017 06h00
Varsóvia, Polônia – A oposta polonesa Kasia Skowronska-Dolata confirmou ao Saída de Rede que jogará mesmo pelo Hinode/Barueri na temporada 2017/2018. Há dois meses ela veio ao Brasil para conhecer a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães e ficou várias semanas no país, mas ainda sem dar certeza sobre sua permanência no time. Skowronska compareceu à abertura do Campeonato Europeu de vôlei masculino, na quinta-feira, no Estádio Nacional de Varsóvia, acompanhada do marido e agente, Jakub Dolata. Numa rápida passagem pela área destinada aos jornalistas, a jogadora de 34 anos e 1,89m afirmou que vai mesmo jogar pela equipe de Barueri e que em três semanas estará de volta ao Brasil.
Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook
A atleta fez questão de ressaltar que a confiança que tem em Zé Roberto foi essencial para seguir jogando, pois chegou a pensar em parar. A polonesa já foi treinada por ele no Pesaro, da Itália, e no Fenerbahçe, da Turquia. Na temporada passada ela estava novamente na Itália, jogando pelo Bergamo, mas se machucou em janeiro, durante uma partida contra o Scandicci. Era a maior pontuadora do seu clube e uma das cinco maiores da liga italiana. Skowronska retornou então imediatamente à Polônia, para se submeter a uma cirurgia.
Recuperação
O fato de Kasia Skowronska retornar às quadras após uma intervenção cirúrgica para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito não causou preocupação a Zé Roberto. "Ela está melhorando, fazendo muita fisioterapia, quer voltar bem e, além do mais, é muito responsável", disse o treinador ao SdR nesta sexta-feira (25). Além de tê-la como atleta em clubes europeus, Zé Roberto tentou trazê-la para jogar no Brasil quando era técnico do Amil, em Campinas, mas não foi possível por causa do alto valor pedido pela jogadora em 2013.
Skowronska é, ao lado da atacante Malgorzata Glinka, já aposentada, o maior nome do voleibol feminino polonês nas últimas décadas. Pela seleção, foi bicampeã europeia (2003 e 2005), conquista inédita para o vôlei do seu país – os homens só ganhariam seu primeiro e único título em 2009. Ela teve apenas uma participação nos Jogos Olímpicos, em Pequim 2008 – mesmo contando com Skowronska e Glinka, a equipe não passou da primeira fase.
Barueri
O Hinode/Barueri venceu a Superliga B este ano e ascendeu à primeira divisão. Com o objetivo de chegar pelo menos à semifinal da Superliga 2017/2018, o clube contratou como reforços, entre outras, a levantadora Naiane, a ponta Edinara, as centrais Saraelen e Fran. Outra titular do time deve ser a ponteira Suelle, que participou da conquista da Superliga B.
Sobre a autora
Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.
Sobre o blog
O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.