Topo

Com o auxílio do banco, Brasil vence Porto Rico e está na final da Copa Pan

Carolina Canossa

02/09/2018 02h51

O Brasil precisou suar a camisa para bater, de virada, a organizada seleção porto-riquenha (Crédito: Divulgação/Norceca)

Por Daniel Rodrigues

Em uma partida eletrizante, a seleção brasileira de novos classificou-se para a grande final da Copa Pan-Americana na madrugada deste domingo (02). Sem a facilidade encontrada nos três jogos iniciais da competição (todos vencidos por 3 sets a 0), o Brasil precisou suar a camisa para bater, de virada, a organizada seleção porto-riquenha por 3 sets a 1, com parciais de 25-27, 25-14, 25-20 e 33-31.

Leia também: Seleção masculina de novos começa Copa Pan-Americana com três vitórias

Como nos duelos anteriores, o técnico Giovane Gávio iniciou o confronto com Thiaguinho, Alan, Henrique Honorato, Léozinho, Matheus, Flávio e com os líberos Rogerinho e Douglas Pureza. No entanto, após o começo irregular, o comandante brasileiro promoveu as entradas do central Leandro Aracaju e do ponteiro Victor Birigui, surtindo efeito e melhorando o padrão de jogo da equipe, que passou a dominar o controle da disputa.

Além da participação dos reservas, outro ponto que chamou a atenção foi o poderio de recuperação desses jovens atletas. Mesmo sem tanta rodagem e maturidade, os brasileiros demonstraram muita concentração e vontade para reverter o cenário desfavorável com a perda da primeira parcial. Em vários momentos bastante delicados, prevaleceu a lucidez da equipe, qualidade fundamental para o triunfo desta madrugada.

A agressividade, tanto no saque, como no bloqueio, também foi um dos destaques do duelo. Arriscando nos dois fundamentos, o Brasil chegou a cometer alguns erros inoportunos, mas no final o risco valeu a pena e o saldo foi positivo. A distribuição do promissor levantador Thiaguinho foi outro ponto alto. Variando as jogadas e não sobrecarregando o oposto Alan, o jogador colocou todos os seus atacantes para jogar, dificultando, e muito, o bloqueios dos adversários.

Com a vitória desta noite, os brasileiros voltam à quadra para buscar o título da competição já neste domingo (02), em um tradicional clássico sul-americano. A decisão acontecerá às 20h, contra os argentinos, que derrotaram a seleção cubana no jogo anterior ao do Brasil.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com o auxílio do banco, Brasil vence Porto Rico e está na final da Copa Pan - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Mais Posts