León é liberado para jogar pela seleção da Polônia a partir de 2019
Carolina Canossa
11/08/2017 17h53
Atual campeã mundial, a seleção polonesa masculina irá ganhar um grande reforço em breve: o ponteiro cubano naturalizado polonês Wilfredo León, 24 anos. Em entrevista ao site Sport.pl, o presidente da Federação local de vôlei, Jacek Kasprzyk, afirmou que o atacante já deve estar à disposição da equipe em breve.
Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook
"Existem os dois anos de carência para a consolidação da mudança de nacionalidade e de federação", comentou o dirigente. Ao ser questionado se León poderá jogar o Campeonato Europeu de 2019, a resposta foi direta: "100% de certeza".
A história de León é parecida com a de outro cubano naturalizado, Yoandry Leal, que em maio deste ano foi liberado pela FIVB para defender a seleção brasileira a partir de 2019. O processo de naturalização do atleta do Sada Cruzeiro, inclusive, foi concluído depois do de León, que joga no clube russo Zenit Kazan. Porém, o bom relacionamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) com a Federação Cubana fez com que o caso se desenrolasse mais rápido do que com os poloneses.
Sobre a autora
Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.
Sobre o blog
O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.