Topo

Polônia melhora, mas seleção feminina volta a ditar ritmo em amistoso

Carolina Canossa

30/06/2017 06h00

Sequência de saques da central Carol acordou o Brasil no primeiro set (Fotos: Divulgação/MPIX/CBV)

Insuficientemente exigida no primeiro amistoso contra a Polônia, a seleção brasileira feminina de vôlei teve um rival um pouco melhor postado na noite desta quinta-feira (29), no Ibirapuera. Ainda assim, não houve maiores dificuldades para a equipe comandada por José Roberto Guimarães bater a Polônia novamente por 3 sets a 0, parciais de 25-21, 25-11 e 25-22.

De olho no Grand Prix, ambas as comissões técnicas concordaram em fazer um set extra, como já havia ocorrido em Belo Horizonte. E deu Brasil novamente, por 25-19, mas desta vez com uma formação quase totalmente composta por reservas: Naiane, Edinara, Drussyla, Amanda, Mara, Carol e Gabi como líbero – destas, apenas Carol vinha sendo titular diante das europeias, ao lado de Bia, Roberta, Tandara, Natália, Rosamaria e Suelen.

Biografia de Serginho revela briga com Bernardinho e raiva de ir ao Faustão

Zé Roberto lamenta desunião de times femininos: "Só olham para o próprio umbigo"

Falando em Carol, a central foi um dos destaques da partida diante do público de cerca de quatro mil pessoas. Foi justamente ela que, com uma sequência de bons saques, colocou o Brasil no jogo depois de um início repleto de erros, refletido em um placar de 6 a 1 para as polonesas. "Foi bom poder jogar mais, conta bastante para se desenvolver. A Polônia é um bom time, com jogadoras rápidas e altas, além de uma boa levantadora", analisou a central após o confronto.

Zé Roberto lamentou que Polônia não tenha pressionado tanto o Brasil

Apesar da análise de Carol, quando foi efetivamente pressionada pelo Brasil, a equipe polonesa não resistiu muito. Tandara, por exemplo, deu uma aula de ataque no segundo set, acompanhada por Rosamaria, que parece cada vez mais firme no time neste início de ciclo olímpico. Já Natália claramente tem exercido um papel maior na preparação das jogadas, mas ainda sofre com altos e baixos na recepção. Trata-se de algo natural, dado o aumento de responsabilidade.

"A gente vem crescendo muito principalmente na confiança, no conjunto. Cada treino, cada amistoso e cada jogo faz a diferença pra nos entrosarmos mais", destacou Tandara, maior pontuadora brasileira no duelo, com 12 pontos.
A terceira parcial foi, em números, a mais equilibrada de todo o jogo, mas isso se deve ao fato de Zé Roberto ter testado uma série de jogadoras na reta final da etapa, tais como Drussyla, Naiane, Edinara e Gabi. Com as mudanças, a equipe perdeu ritmo, mas nem assim Polônia foi capaz de ganhar um único set sequer das donas da casa.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: saidaderede

"Lógico que eu gostaria que a Polônia pressionasse mais, como foi no primeiro e no terceiro set, mas por outro lado nosso saque foi bastante preciso em determinados momentos, o sistema defensivo acabou funcionando", comentou o técnico José Roberto Guimarães após a partida. "Vamos conversando com a Roberta para buscar as melhores opções, assim como com as demais jogadoras sobre o que a gente precisa ter mais atenção. São nesses detalhes que se faz o (novo) time", destacou.

Na madrugada de sexta (30) para sábado (1), a seleção brasileira feminina de vôlei embarca para Istambul, na Turquia, onde terça (4) e quarta (5) disputa outros dois amistosos contra a seleção local. No dia seguinte, o grupo se desloca até Ancara, onde estreia no Grand Prix contra a Bélgica às 13h30 (horário de Brasília) de sexta-feira (7).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Polônia melhora, mas seleção feminina volta a ditar ritmo em amistoso - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Mais Posts