Topo

Praia confia em saque consistente e virada de bola para empatar semifinal

Carolina Canossa

04/04/2017 06h00

Picinin fez várias substituições, mas o Praia não reagiu em Osasco (Fotos: Divulgação/CBV)

Depois da vitória por 27-25 no primeiro set, o Dentil/Praia Clube rolou ladeira abaixo: acuado pelas atacantes do Vôlei Nestlé,  o time foi atropelado com o placar de 25-17, 25-12 e 25-13 nas três etapas finais da primeira semi da Superliga feminina de vôlei, realizada na última sexta (31), em Osasco.

O que teria acontecido com a equipe de Uberlândia, que agora precisa de três vitórias nos próximos quatro jogos para voltar à decisão do torneio?

Técnico do Praia, Ricardo Picinin mais uma vez negou a maior desconfiança da torcida: a influência de fatores psicológicos. Na visão dele, o grande problema foi a capacidade de as rivais virarem bolas mesmo quando as condições de ataque não eram as ideais.

Após confusão em 2015, Bia se coloca à disposição da seleção: "Irei feliz"

Osasco e Rio atropelam times mineiros na abertura das semifinais

"Eles souberam aproveitar a qualidade do próprio saque e a gente não. Osasco rodou várias bolas que estava com o passe estourado, de atrás da linha dos três e a gente, por desatenção e até um pouco de insegurança, não conseguiu transformar isso em pontos. Lá em Uberlândia tem que ser diferente", afirmou o treinador, referindo-se à segunda partida da série melhor-de-cinco, programada para esta terça, às 19 horas, na cidade mineira.

A levantadora Claudinha concorda e acrescenta que o Praia também sofreu para marcar as principais atletas adversárias – para efeito de comparação, as ponteiras do time paulista, Tandara e Gabi, tiveram respectivamente 62% (23 de 37) e 75% (12/16) de aproveitamento no ataque, enquanto a americana Alix Klineman e Michelle Pavão ficaram com 26% (10/38) e 35% (6/17) de eficiência no fundamento.

Atacantes da equipe paulista, como Tandara, tiveram enorme liberdade na sexta

"No primeiro set, mesmo com a dificuldade com o saque delas, colocávamos a bola pra cima e trabalhávamos. Depois, acho que o time se perdeu um pouco em estar sacando bem e em não conseguir marcar a principal jogadora naquele momento. Aí, Osasco cresceu no jogo", analisou a armadora. Para ela, os altos e baixos não são uma exclusividade do Praia. "Acontece com todos os times. Vejo muito equilíbrio na Superliga e, quem começa sacando bem, abre uma vantagem forte. É pensar nisso: temos que forçar o saque, mas com consciência", complementou.

Tanto Claudinha quanto Picinin se apegam ao fator casa para equilibrar a série. "Da mesma forma que Osasco é muito forte em São Paulo, somos muito fortes em Uberlândia. Nossa equipe joga muito bem lá", observou o técnico.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Fabiana segue fora, mas Wal volta ao time

No ginásio José Liberatti, o Praia Clube não pôde contar com suas duas meios de rede titulares, Fabiana e Walewska, devido a problemas físicos. Mas esta noite, em Minas, ao menos parte do problema será minimizado, com a volta da central de 37 anos.

"Foi uma opção da comissão técnica de poupar a Wal da primeira semi, pois ela já vinha desde o fim do returno e das quartas contra o Brasília com um incômodo no joelho. Fizemos isso para que ela pudesse jogar 100% no restante da série, que é muito grande", explicou Picinin, que revelou ainda ter diminuído a carga de treinos de Alix e da oposta cubana Daymi Ramirez antes do primeiro mata-mata contra Osasco.

E quanto a Fabiana, que sofre com uma fascite plantar no pé esquerdo? Aí, o assunto já é mais complicado…

"Quando ela estiver 100%, ela vai retornar. O foco é a atleta se sentir bem, então não temos um prazo bem definido", destacou Picinin. Como isso ainda não aconteceu, a ex-capitã da seleção brasileira participará de mais um jogo somente dando apoio desde a arquibancada, como fez no José Liberatti.

Além do jogo entre Vôlei Nestlé e Dentil/Praia Clube, a terça-feira terá o segundo duelo entre Rexona-Sesc e Camponesa/Minas, a partir das 21h30, no Tijuca Tênis Clube.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Praia confia em saque consistente e virada de bola para empatar semifinal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Mais Posts