Topo

Vitória em Bauru dá nova perspectiva para o Praia na Superliga

João Batista Junior

13/01/2017 06h00

Bauru sofreu para passar pelo bloqueio do Praia (fotos: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV)

Antes de subir a bola para Genter Vôlei Bauru e Dentil/Praia Clube, na noite da quinta-feira, só dois pontos distanciavam o time da casa, quinto colocado da Superliga feminina, e a equipe visitante, terceira. A ideia de um jogo parelho, no entanto, só vigorou na segunda parcial, quando as anfitriãs desperdiçaram duas oportunidades para fechar o set e, àquela altura, empatar o placar. No todo, as mineiras se impuseram sem muita contestação e venceram por 3 sets a 0 (25-21, 28-26, 25-14).

Pelo bom voleibol exibido no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, fica claro que o returno começou com novas e melhores perspectivas para as representantes de Uberlândia. Se é verdade que o time ainda vai ter de remar para alcançar o Rexona-Sesc e o Vôlei Nestlé, por outro lado, a volta da norte-americana Alix Klineman (ganhadora do troféu VivaVôlei) parece ter renovado o ânimo da equipe – que perfez uma campanha de três derrotas em 11 jogos no primeiro turno, o que resultou numa modesta quinta posição na tabela.

Recuperada de lesão, Klineman foi eleita a melhor em quadra

Curta o Saída de Rede no Facebook

Depois passar de seis semanas se recuperando de uma lesão no dedo, Klineman voltou ao Praia na rodada passada, diante do Renata Valinhos/Country. Na partida desta quinta-feira, sua presença trouxe perceptível melhora ao ataque mineiro: podendo variar entre ela e Daymi Ramirez como opção para o levantamento nas extremidades da rede, Claudinha, sempre que o passe chegava na mão, ainda podia usar a bola de meio, com Walewska ou Fabiana – principalmente, esta última.

Dessa forma, não só a norte-americana foi a principal anotadora praiana no ataque, com 11 pontos (13 no total), como também o time obteve boa vantagem nos percentuais desse quesito: enquanto o Bauru marcou 35 pontos em 114 cortadas (30,7% de aproveitamento), o Praia, para chegar a 36 anotações no fundamento, atacou 95 bolas – 37,9%.

Como Bernardinho se tornou uma referência

A necessidade do Genter Bauru de atacar mais para pontuar menos revela que o sistema defensivo adversário foi mais eficiente. Também nesse aspecto, as estatísticas da CBV refletem a presença positiva de Klineman em quadra, já que a ponteira foi a terceira maior defensora da partida, atrás apenas das duas líberos – Brenda Castillo, do Bauru, e Tássia, do Praia.

Outro fundamento que fustigou as atacantes anfitriãs foi o bloqueio do Dentil/Praia Clube. Com seis pontos da meio de rede Fabiana, as visitantes anotaram 15 pontos a 6 nesse quesito.

Renan deve ter começo difícil como técnico da seleção

SEQUÊNCIA COMPLICADA

Kwiek orienta as jogadoras do Bauru. "O campeonato não acaba agora"

Num jogo em que tanto a levantadora titular, Juma, quanto a reserva, Lyara, tiveram problemas com as opções no ataque, o Genter Bauru cometeu 23 erros no total contra 18 das rivais. A oposta Bruna Honório, que marcou 24 pontos, segunda-feira, diante do Camponesa/Minas, começou como titular na quinta-feira e só anotou um ponto. Mari, que a substituiu e até teve alguns bons momentos nos dois primeiros sets, fez nove. Já a ponteira Thaisinha, maior pontuadora da equipe, com 12 acertos, muitas vezes esteve sobrecarregada no ataque, como se observou nos momentos decisivos do segundo set, e perdeu-se na marcação adversária.

Bárbara quer levar o Pinheiros à semifinal da Superliga

Além da boa partida do Praia, transpareceu a queda de rendimento das anfitriãs, que fica explícita na atual sequência de jogos. A equipe enfrentou, pela ordem, Terracap/BRB/Brasília, Vôlei Nestlé, Camponesa/Minas e Dentil/Praia Clube. Nessa série, apenas uma vitória foi para a conta, justamente contra as brasilienses, e agora já são três as derrotas consecutivas.

"Sabíamos que poderia acontecer (essa sequência de maus resultados). Então, com os pés no chão, temos que reagir da maneira correta, saber que o campeonato não acaba agora", frisou o técnico Marcos Kwiek.

Não só o campeonato, mas também a sequência de pedreiras ainda não acabou. Na próxima terça-feira, em Marília, o Genter Bauru enfrenta novamente o Praia – dessa vez, pelas quartas de final da Copa Brasil – e, na quinta-feira, encara o Rexona-Sesc no Rio.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vitória em Bauru dá nova perspectiva para o Praia na Superliga - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Mais Posts