Topo

Fofão dá risada sobre boato da sua volta às quadras

Sidrônio Henrique

05/01/2017 14h56

Fofão deixou as quadras em 2015: vôlei agora somente com os familiares (foto: Alexandre Arruda/CBV)

Parecia uma brincadeira desde o início e afinal era mesmo: Fofão continua longe das quadras e não vai retornar para jogar pelo Olímpico Las Palmas, da liga espanhola. O boato nasceu a partir de uma brincadeira feita pelo próprio clube em suas contas nas redes sociais no dia 28 de dezembro. A data representa na Espanha o Dia dos Santos Inocentes, que é marcado por pegadinhas, assim como o Dia da Mentira (1º de abril) no Brasil. O que nasceu como uma data de celebração religiosa acabou virando um dia de pregar peças. Foi o que o Las Palmas fez e, ainda que desmentisse a brincadeira naquela tarde (o SdR reproduziu o esclarecimento), muita gente ao redor do mundo levou a sério. Fofão, como ela mesma contou ao Saída de Rede, riu com a notícia.

"Uma amiga ligou pra mim e me contou, me deu os parabéns. Eu não entendi nada. Até perguntei ao João Márcio (marido) se ele tinha algo a ver com aquilo", comentou conosco a ex-levantadora, 46 anos, rindo bastante. "Isso foi ontem (quarta-feira). De repente, um monte de gente telefonando pra me parabenizar, saber se eu ia mesmo", completou.

O erro do site World of Volley, que foi copiado mundo afora (Reprodução/Internet)

Erro replicado
A demora entre a divulgação da piada e a repercussão teve uma razão. É que somente no dia 4 de janeiro a "notícia" chegou ao site de origem sérvia World of Volley, que tem colaboradores espalhados pela Europa. O WofV levou a sério a broma espanhola e cravou que Fofão voltaria à ativa. Foi o estopim para que sites e blogs ao redor do mundo copiassem a informação, sem o menor critério. O que era para ser uma brincadeira foi tomado como verdade até mesmo no Brasil, causando furor nas redes sociais.

SdR falou também com o clube Olímpico Las Palmas. A assessoria de imprensa do time enfatizou que o Dia dos Santos Inocentes é uma tradição e que as piadas feitas no país naquela data são coisas que ninguém acreditaria, como dizer que o astro do Barcelona Lionel Messi vai jogar no arquirrival Real Madrid. "Nós pensamos em dizer que Fofão jogaria em nosso clube, uma brincadeira clara, pois ela está aposentada há algum tempo e nosso clube não poderia pagar uma atleta do nível dela", informou a assessoria.

Clube no Brasil
"Tinha gente triste ao telefone porque a Fofão iria embora para a Espanha, até apareceram uns querendo arranjar um time pra ela aqui mesmo no Brasil", divertiu-se o marido da ex-atleta, João Márcio Pinto.

Vôlei, para ela, somente com os familiares. "Quando os sobrinhos aparecem e dizem 'vem, tia, joga com a gente', aí eu jogo", contou Fofão. Atualmente, ela estuda marketing numa universidade paulista. O casal mora na cidade de São Paulo.

Fofão se despediu das quadras em 2015, aos 45 anos, jogando pelo Rexona, do Rio de Janeiro. Atuou pela seleção brasileira de 1991 a 2008. Conquistou um ouro e dois bronzes nos Jogos Olímpicos. Foi uma das principais jogadoras na campanha vitoriosa de Pequim 2008. Acumulou ainda seis títulos do Grand Prix, além de dois vice-campeonatos mundiais, entre outras medalhas.

Torneios da categoria master? "Olha, me convidam bastante, talvez no futuro eu jogue, agora não, estou concentrada nos meus estudos", respondeu a campeã olímpica.

Quem viu Fofão em ação pôde testemunhar uma das melhores da posição em todos os tempos. Quem não viu… Bom, o YouTube está aí.

Colaborou Carolina Canossa

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fofão dá risada sobre boato da sua volta às quadras - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Mais Posts