Topo

Cortes nas transmissões do SporTV causam polêmica entre fãs de vôlei

Carolina Canossa

20/12/2016 06h00

Último ponto entre Bauru e Brasília foi substituído por uma porta se fechando na chegada de Neto (Imagem: Reprodução)

Principal responsável por mostrar os jogos da Superliga nos últimos anos, o SporTV recebeu uma série de reclamações dos torcedores de vôlei nos últimos dias por conta de interrupções abruptas das partidas em prol de imagens ao vivo de fatos envolvendo os sobreviventes da tragédia envolvendo o avião da Chapecoense. Desde a terça-feira passada (13), situações do tipo ocorreram em nada menos que três confrontos, afetando a transmissão de dois match points.

A primeira interrupção se deu durante o clássico entre Vôlei Nestlé e Rexona-AdeS: na ocasião, um corte de quase três minutos substituiu a reta final do segundo set por uma entrada ao vivo do repórter Anselmo Caparica mostrando a chegada do lateral Alan Ruschel e do jornalista Rafael Henzel a Chapecó. Em vez da intensa disputa em quadra, com os dois times se alternando no placar, o telespectador viu imagens do tumulto formado pelo excesso de pessoas em volta da ambulância que tentava levar os dois a um hospital da cidade catarinense.

Após tragédia, Chapecó brilha com destaque individual na Superliga

Embalado por Tandara, Vôlei Nestlé tira invencibilidade do Rexona

Dois dias depois, na quinta (15), algo parecido ocorreu na chegada do zagueiro Neto. Por uma infeliz coincidência, porém, a interrupção se deu justamente no fim do jogo: quando o placar apontava 27 a 26 para o Genter/Vôlei Bauru no terceiro set diante do Terracap/Brasília, a transmissão foi cortada para que se mostrasse outro tumulto, este ainda maior, onde só foi possível ver uma porta de hospital sendo fechada. Na volta das imagens do ginásio, as jogadoras da equipe paulista já estavam comemorando a vitória ocorrida em ponto polêmico, que precisou ser reprisado pelo canal.

A despeito das reclamações postadas no Facebook e no Twitter, o SporTV voltou a repetir a atitude na noite desta segunda (19): desta vez, o ponto decisivo foi o do Lebes/Gedore/Canoas sobre o Bento Vôlei/Isabela, deixado de lado para que Henzel fosse mostrado entrando em um carro após ter alta do hospital.

Houve, claro, quem concordasse com a decisão do canal de TV a cabo, especialmente em resposta a mensagens de protesto publicadas nas páginas de Facebook do Melhor do Vôlei e Elite do Vôlei:

Não há dúvidas da importância da cobertura da queda do avião. O trauma é grande. Sobreviventes e familiares dos que se foram merecem todo o carinho para que possam se recuperar do trauma da melhor forma possível e a mídia tem importância fundamental para que isso ocorra. Mas será que o SporTv realmente não poderia esperar alguns poucos minutos até um intervalo ou o fim dos confrontos para colocar tais imagens no ar? Qual a importância jornalística para que tais fatos fossem transmitidos exatamente no momento em que estavam ocorrendo? Por que não usar um dos dois outros canais à disposição, que inclusive estavam passando reprises, para isso?

Procurado pelo Saída de Rede, o SporTV não respondeu às nossas indagações, mas o espaço está à disposição da emissora.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cortes nas transmissões do SporTV causam polêmica entre fãs de vôlei - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Mais Posts