Topo

Quatro seleções carimbam o passaporte para o Rio 2016

João Batista Junior

21/05/2016 12h00

Mesmo vencidas pelas italianas, as japonesas puderam comemorar a classificação para o Rio (fotos: FIVB)

 

Com a sensação de que "ainda tem, mas acabou", o Pré-Olímpico Mundial feminino completou seis de sete rodadas com as quatro vagas para o Rio já definidas. Quem esperava que Itália, Holanda e Japão se classificassem não se surpreendeu, e quem achava que a Coreia do Sul disputaria palmo a palmo o outro bilhete olímpico com a Rep. Dominicana só estranhou o fato de as caribenhas terem caído sem luta e com antecedência. A madrugada de sábado para domingo será de confrontos, na prática, amistosos.

Capitã sul-coreana, Kim Yeon-Koung foi a principal pontuadora no jogo que valeu a vaga olímpica

Derrota e vaga para a Coreia do Sul
Bastavam dois sets para a Coreia do Sul, e a seleção teve exatamente o que precisava para ganharem um lugar ao sol no Rio. Antes de dizer que as sul-coreanas perderam por 3 a 2 da Tailândia (19-25, 22-25, 29-27, 26-24, 15-12), melhor é lembrar que a missão delas em Tóquio estava cumprida já ao término do segundo set.

Impulsionadas por Kim Yeon-Koung, que assinalou 34 pontos no jogo, as semifinalistas de Londres 2012 se classificaram às Olimpíadas pela 11ª vez. A Tailândia, que deixou a levantadora Nootsara Tomkom na reserva e cometeu 24 erros contra 13 das rivais em todo o confronto, conseguiu a virada improvável com 22 anotações da ponta Onuma Sittirak e 21 da oposta Malika Kanthong.

O resultado manteve, por algumas horas, parcas esperanças de classificação para a Tailândia. Mas o restante da rodada tratou de dar cabo do sonho tailandês.

Zé Roberto lamenta aposentadoria de Gamova e Sokolova

O 3 a 0 sobre o Peru garantiu a Holanda nas Olimpíadas

Holandesas virão para o Rio
Uma macia vitória por 3 sets a 0 sobre o Peru, com parciais de 25-16, 25-14, 25-17, qualificou a Holanda para a Rio 2016. As vice-campeãs europeias não disputavam uma edição do torneio olímpico feminino de vôlei desde 1996, nos Jogos de Atlanta. O Peru, com sua gloriosa década de 80, verá o jejum de participações olímpicas chegar a 20 anos – a última vez das peruanas nas Olimpíadas foi em Sydney 2000.

Slöetjes marcou 16 pontos, todos no ataque, e teve aproveitamento de quase 50% no quesito. Angela Leyva, com o peso de ser a estrela solitária de um só esforçado, marcou 12 dos 27 pontos obtidos pelo Peru no ataque.

Vaga assegurada antes do final do jogo e vitória no tie break, para as italianas

Dois pra lá, dois pra cá
Não que o jogo tenha tido acordo prévio ou sido encontro de comadres, mas se a partida entre Itália e Japão terminasse 2 a 2, nenhum dos dois lados reclamaria. Com a vitória das italianas por 3 a 2 (25-23, 25-27, 27-25, 21-25, 15-9), há lugar na Vila Olímpica para as duas seleções.

Os três primeiros sets foram bastante disputados, a terceira parcial – que definiu a classificação italiana – teve o Japão revertendo uma desvantagem em cima do laço e a Itália salvando set points para garantir-se nas Olimpíadas. No quarto set, as japonesas sumiram na dianteira e só quando o marcador apontava 24-17 foi que as europeias esboçaram uma reação.

Curta o Saída de Rede no Facebook

Primeiro de muitos amistosos
O tie break entre Japão e Itália só não foi o primeiro set amistoso do Pré-Olímpico, porque, no começo da madrugada, Rep. Dominicana e Cazaquistão fizeram as honras. O primeiro dos jogos que não valem nada desse torneio terminou com o placar de 3 sets a 1 para as dominicanas (25-20, 22-25, 25-12, 25-20), que passaram a lanterna da competição para as cazaques e em quase nada diminuíram o vexame sofrido ao longo do torneio.

Sétima rodada
Veja as partidas que fecham o Pré-Olímpico neste domingo (horários de Brasília), que tem transmissão apenas pelo canal da FIVB no YouTube:

22h10 – Coreia do Sul x Rep. Dominicana (sábado)
0h55 – Tailândia x Peru
3h40 – Cazaquistão x Itália
7h20 – Japão x Holanda

__________________________

Porto Rico fez mais que o dobro dos pontos da Argélia em cada uma das parciais

Pré-Olímpico em Porto Rico
Disputado por quatro equipes sem expressão, o Pré-Olímpico de San Juan, em Porto Rico, reunindo as anfitriãs e as seleções da Colômbia, Quênia e Argélia, em um quadrangular, começou na sexta-feira. Foram dois massacres das latino-americanas sobre os times africanos. No primeiro jogo da rodada, a Colômbia despachou o Quênia por 3-0 (25-14, 25-15, 25-13). Na sequência, Porto Rico atropelou a Argélia também em sets diretos (25-10, 25-11, 25-12).

Neste sábado (21), primeiro o confronto africano. Depois, as donas da casa e as colombianas praticamente decidem quem fica com a vaga e assegura uma participação inédita nos Jogos Olímpicos. O Saída de Rede publicou nesta sexta-feira (20) um texto explicando a origem desta repescagem e a polêmica em torno dela. O torneio termina domingo (22) com as partidas entre Colômbia vs. Argélia, e Porto Rico vs. Quênia.

As partidas em San Juan podem ser vistas aqui.

* Colaboração de Sidrônio Henrique

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quatro seleções carimbam o passaporte para o Rio 2016 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Mais Posts